21/10/16

O Disco da Semana apresenta o CD “Rama”, de Míriam Maria

Reprodução/Internet

Neste sábado (22), ao meio-dia, o programa O Disco da Semana da Rádio Universitária FM 107,9 apresenta uma resenha do CD Rama, da cantora paulista Míriam Maria.

Nos anos 1990, Míriam Maria participou da banda feminina de Itamar Assumpção, o grupo Orquídeas do Brasil, e ainda atuou ao lado de artistas do porte de Arrigo Barnabé, Naná Vasconcelos, Zeca Baleiro e Mestre Ambrósio. O primeiro primeiro trabalho solo, o CD Rosa Fervida em Mel (2000), teve boa aceitação da crítica.  Em 2008, gravou em parceria com Sérgio Molina o álbum Sem pensar nem pensar, com canções inéditas de Itamar Assumpção. Em 2016, Míriam Maria lança Rama, segundo disco solo de carreira, com faixas que mesclam ritmos brasileiros e experimentações percussivas com timbres de atmosferas delicadas, lançado pelo selo paulista Pôr do Som.

Rama é recheado por um conjunto de canções contemporâneas, entranhadas por ressonâncias ancestrais, com pitadas de maracatus, de toadas de bumba-meu-boi,  samba-choro, pontos de terreiro, ritmos mesclados com guitarras, teclados e percussão eletrônica. O CD Rama contou com participação especiais de Chico César, Tião Carvalho, e André Abujamra, além de nomes emergentes da cena musical, como Marcelo Jeneci, Tuco Marcondes, Danilo Moraes e Gustavo Ruiz. As faixas de Rama incluem composições de Chico César, Paulo César Pinheiro, Zeca Baleiro,  Paulo Tatit, Arnaldo Antunes, Paulo Leminski e Itamar Assumpção, com a interpretação de Míriam Maria.

O programa O Disco da Semana é transmitido aos sábados, ao meio-dia, e tem produção e apresentação de Nelson Augusto, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.