16/01/17

Música Erudita apresenta Johannes Brahms

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta segunda-feira (16), de 22h à meia-noite, apresenta obras do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897). Entre as peças selecionadas, estão o Concerto para violino, cello e orquestra em Lá Menor Opus 102, com a interpretação da Orquestra da Filadélfia (EUA), regência do maestro Eugene Ormandy e os solistas Isaac Stern (violino) e Leonard Rose (violoncelo);  7 peças curtas para órgão, com o organista Robert Parks e o Concerto para piano nº 2 em Si bemol maior opus 83, com a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, dirigida por Bernard Haitink, e Claudio Arrau ao piano.

Johannes Brahms nasceu em 7 de maio de 1833, na cidade portuária alemã de Hamburgo. Seu pai, Johann Jacob, era músico e tocava contrabaixo em bares e tavernas, e logo contratou o professor Otto Cossel para ensinar música para o filho. Na adolescência, teve as primeiras noções de composição musical com o professor Eduard Marxsen, regente da Filarmônica de Hamburgo. Em 1853, viajando em turnê pela Alemanha, o jovem Brahms teve a oportunidade de conhecer o compositor e pianista húngaro Franz Liszt (1811-1886) e o casal de compositores Robert Schumann (1810-1856) e Clara Schumann (1819-1896).

Brahms se estabeleceu em Viena em 1863, e trabalhou como diretor da Singakademie e da Sociedade dos Amigos da Música, duas prestigiadas instituições daquele período. As estreias de Um Réquiem Alemão (1868) e Sinfonia nº1 (1872)trazem prestígio e reconhecimento ao compositor. Ao lado de Bach e Beethoven, Brahms passou a ser considerado posteriormente como o terceiro "B" da trindade da música erudita alemã, e um dos principais autores do Romantismo do século XIX. Dedicou-se a compôr obras para piano, música de camara, sonatas, 200 peças vocais (lieder), 4 concertos para solistas e orquestra, além de quatro sinfonias. A série Danças Húngaras também é reconhecida como obra-prima, e demonstra clara influência da música folclórica. Johannes Brahms morreu em 3 de abril de 1897, na capital austríaca Viena, aos 63 anos de idade, por causa de um câncer de fígado.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.

Deixe uma resposta

*