13/03/17

Encontro com o Jazz apresenta Sylvain Luc

Reprodução/Internet

O programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira (13), às 21h, apresenta o repertório do guitarrista Sylvain Luc, um dos principais expoentes do jazz francês. Entre as músicas selecionadas, estão interpretações do guitarrista para obras de referência de compositores importantes do jazz, como So What, de Miles Davis (1926-1991), Con alma, de Dizzy Gillespie (1917-1993), e Infant Eyes, de Wayne Shorter (1933-). Em alguns momentos do programa desta noite, Luc é acompanhado em dueto com o guitarrista Biréli Lagrène e também pelos músicos com os quais compõe o Trio Sud, o baixista Jean-Marc Jafet e o baterista André Ceccarelli.

Sylvain Luc nasceu em 7 de abril de 1965, em Bayonne, na França, e era o mais novo de três filhos. Os seus irmãos mais velhos, Gérard e Serge, tornaram-se músicos, o que acabou influenciando na decisão do jovem Sylvain de seguir a carreira artística. A partir dos 9 anos de idade, estudou no Conservatório de Bayonne, onde aprendeu a tocar diversos instrumentos, como violão, guitarra, violoncelo, violino, bandolim e baixo.

Desde 1988, Luc se instalou em Paris, e na capital francesa passou a atuar como compositor, arranjador e instrumentista, tendo trabalhado com artistas a exemplo de Al Jarreau (1940-2017), Catherine Lara, Wynton Marsalis, John McLaughlin, Richard Galliano, entre outros. Sylvain Luc é reconhecido pela versatilidade e fluência na improvisação musical. O CD de estreia, Piaïa, foi gravado em 1993, e de lá para cá, são 18 títulos na sua discografia, que incluem duetos com o saxofonista Stefano di Battista, o trompetista Stéphane Belmondo, além dos álbuns do Trio Sud.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, sempre às 21h, e tem produção de César Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Everardo Sousa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*