31/10/17

Educação física e aprendizagem na Revista da Educação

Desde 1996, a educação física é obrigatória em qualquer escola brasileira (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Praticamente todo mundo já participou de, pelo menos, uma aula de educação física na vida. Esta disciplina é obrigatória no currículo escolar brasileiro e contribui para o crescimento saudável dos estudantes. O debate sobre o significado e os objetivos da educação física é constante entre estudiosos e foi destaque na última edição da Revista da Educação.

Em meados da década de 1980, a educação física tinha um papel secundário e era conhecida como "rola bola", uma expressão que indica o costume de arremessar uma bola à quadra e deixar os alunos brincando sem nenhum orientação. Fabrício Leomar, professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, afirma que "atualmente ainda é muito forte essa prática, tanto pela questão da [falta de] formação dos professores, quanto pela questão também de estrutura e de recursos, principalmente na escola pública".

Em busca de um ensino de qualidade, a educação física deve estar sempre voltada para questões sociais que estão ligadas ao cotidiano do estudante. O coordenador do NIAFE (Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola), Ricardo Catunda ressalta alguns pontos que merecem atenção especial: "elevados níveis de inatividade física e obesidade que caracteriza a população infanto juvenil, comportamentos de risco, atividades de lazer passivas e hábitos alimentares adquiridos de formas não saudáveis".

A prática da educação física deve buscar o desenvolvimento de atitudes e comportamentos saudáveis, de forma inclusiva e que aprimore uma reflexão dos valores sociais de seu ensino. Para Luciana Venâncio, professora da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), "a educação física nas últimas décadas já avançou muito no que se refere à organização, sistematização e proposição de formas de conceber a educação física escolar, mas ainda temos que caminhar bastante".

O ensino da cultura Afro-Brasileira nas escolas e o projeto Universidade, Escola Camponesa e Convivência no Semi-Árido também foram temas desta edição da Revista da Educação. No Papo Reto, Eveline de Alencar, professora da UFC (Universidade Federal do Ceará) comenta sobre o projeto Gastronomia Social. No quadro Agora Você Sabe, o professor do departamento de computação da UFC, Fernando Trinta explica o que é a Internet das Coisas. Para finalizar, a Dica da Semana é projeto Cine Cena Social, que exibe o filme A Pele Que Habito no dia 8 de novembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Educação da UFC.

Confira o programa na íntegra:

A Revista da Educação vai ao ar aos domingos, das 15h às 15h30, com reprise às segundas, das 14h30 às 15h, na Rádio Universitária FM. O programa conta com apresentação de Carolina Areal, produção de Carolina Areal e estudantes do Curso de Jornalismo da UFC e operação de áudio de José Raimundo Lustosa.

Tags:, , ,