29/01/16

Ação de Boas-Vindas UFC com a Universitária FM

A Rádio Universitária FM participou da Ação de Boas-Vindas aos 6.288 novos ingressantes em conjunto a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, entre sexta (22) a terça-feira (26) no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde ocorrereu a matrícula dos calouros.

A Universitária FM montou um estúdio especial e fez a cobertura do evento transmitindo ao vivo do local.

12650887_1172347122775783_3860044170501703347_n

Estúdio especial da Rádio Universitária FM. Fotos: Ribamar Neto

Durante os três dias de recepção, a Universitária FM transmitiu toda sua programação em frente ao local de matrícula, assim recebeu alunos, calouros ingressantes, mães e pais dos futuros universitários, professores, entre diversos convidados. O Rádio Revista, que vai ao ar terça-feira às 14h, transmitiu o programa ao vivo com os convidados Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, Vice-Reitor da UFC e o Prof. Dr. Manuel Antônio de A. Furtado Neto, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis.

12654257_1172347372775758_3104828347833558603_n

Cida de Sousa entrevista o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, Vice-Reitor da UFC, para o programa Rádio Revista. Fotos: Ribamar Neto

Sobre a UFC, o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida comenta:

"A Universidade promove a emancipação do lugar. (...) A marca da Universidade é a emancipação humana, na Universidade, a gente encontra esse universal, uma coisa que é maior que nosso umbigo, (...) na Universidade, a gente encontra o grande, o outro, o diferente, aquele ou aquela que nos desafia. Algo que não é nosso espelho, por isso, que a universidade emancipa. Se você não se torna universitário estando na Universidade, você corre o risco de não se emancipar."

Pontuado por Cida de Sousa: por que o conhecimento liberta!  Em seguida, o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida afirma que o conhecimento é capaz de construir visões de conjunto, articulações com outros conhecimentos e capaz de se tornar realidade. Sobre os novos ingressantes,

"Eles querem uma profissão, mas não apenas uma profissão, eles querem uma profissão que interaja com o mundo, que faz intervenções emancipadoras. A gente tem que pensar assim: não é somente ter uma profissão, é ter uma profissão tendo uma visão social, de emancipação da sociedade. É isso que a Universidade é."

12565466_1172347459442416_4746479381508254188_n

Prof. Dr. Manuel Antônio de A. Furtado Neto, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, Vice-Reitor da UFC no Programa Rádio Revista. Fotos: Ribamar Neto

Cida de Sousa recebeu também durante seu programa o Prof. Dr. Manuel Antônio de A. Furtado Neto, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis. O professor Manuel afirma que gosta de estar presente neste momento de matrícula com o intuito de ver e presenciar a alegria dos alunos ingressantes, assim como dos pais e dos alunos que os recebem.

"A missão da nossa pro reitoria é dar assistência estudantil a todos os estudantes, mas especialmente aos estudantes que apresentam uma vulnerabilidade econômica e social. E para isso, nós temos um leque de assistência, incluindo bolsas, auxílios e ajudas de custo, para tentar garantir ao aluno que hoje entra na universidade que ele termine seu curso de graduação." Acerta o Prof. Manuel.

Durante os três dias que a Universitária FM esteve na matrícula e na recepção dos alunos, nossos jornalistas entrevistaram diversos calouros sobre a experiência de ingressar na Universidade Federal do Ceará, a escolha do curso em questão e como pretendem encarar os próximos anos de graduação.

12592671_1172346882775807_5119984278822284117_n

O jornalista Caio Mota entrevista a caloura de Engenharia Química, Paula Rodrigues. Fotos: Ribamar Neto

A jornalista Carolina Areal entrevista o calouro de Química, Filipe Ferreira, de 17 anos e sua mãe Marta Ferreira. O Felipe, estudante de escola pública, queria engenharia química, porém a partir da disponibilidade possível do Sisu, escolheu pela química. Dona Marta afirma que o filho sempre foi estudioso "sempre tenho dito a ele, tudo é o estudo, como somos uma família humilde, minha vida toda, sempre foi esse foco: muito estudo. Eu não tenho nem palavras para falar sobre a aprovação do meu filho, a gente sonha, mas não tem certeza se chega."

12650838_1172347032775792_7395291427926697723_n

A jornalista Carolina Areal entrevista o calouro de Química Filipe Ferreira e sua mãe Marta Ferreira. Fotos: Ribamar Neto

Entre os processos escolhidos pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional de acolhimento e inserção do aluno ingressante na Universidade Federal do Ceará, gincanas com curiosidades e questões sobre a Universidade foram proporcionadas e assim, criou-se mais interesse dos ingressantes e dos veteranos sobre a UFC.

12642426_1172346996109129_7679082607448330006_n

Alunos veteranos testam seus conhecimentos sobre os serviços oferecidos pela Universidade à comunidade acadêmica. Fotos: Ribamar Neto

O programa Brasil Novos Sons finalizou a Ação Boas Vindas da Universitária FM  com a nova música brasileira contemporânea. Caio Mota, coordenador de programação da Universitária FM, pontua: "Foram três dias lindos, cheios de alegria, de sorrisos, e felicidade estampados nos rostos dos recém chegados, não só deles mas de seus pais e responsáveis. (...) Posso falar em nome de toda a equipe da Universitária FM e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC que tivemos satisfação imensa e muito prazer de participar desse momento único da vida dos novos estudantes. A todos eles, desejamos boas vindas e boa sorte."