12/06/17

Desmilitarização da polícia na Revista da Educação

A Cartilha pela Desmilitarização da Polícia e da Política foi lançada em 2015 e contou com os desenhos do ilustrador Carlitos.

Um dos destaques da 10ª edição da Revista da Educação, que foi ao ar nos dias 10 e 11 de junho, foi a desmilitarização da polícia e da política, pauta que se tornou constante após as Jornadas de Junho* de 2013. Devido às denúncias de violência policial, advogados, ativistas, policiais e sociólogos se reuniram para criar o Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política, que propõe um debate sobre os novos caminhos que a política de segurança pública do Brasil deve seguir. Em 2015, o Comitê lançou uma cartilha didática sobre o tema.

O programa também trouxe outras duas reportagens sobre a importância da democratização da comunicação e sobre os projetos voluntários de saúde que usam o humor como remédio.

Ainda nesta edição, o quadro de curiosidades Eureka explica o porquê do ronronar dos gatos. O Papo Reto trouxe também uma entrevista com a regente Jéssica Santos do Coral Canto da Casa, que é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, a Dica da Semana foi o Festival Varilux de Cinema Francês que segue com programação até o dia 21 de junho.

O quadro Papo Reto é apresentado na Revista da Educação em formato reduzido. Você pode conferir o quadro em sua versão estendida na playlist da Rádio Universitária FM.

*As Jornadas de Junho foram manifestações populares que ocorreram em meados de 2013 e levaram milhões de brasileiros às ruas.  Os protestos tiveram início após aumentos nas tarifas do transporte público de São Paulo e se espalharam por todo o país, inclusive em cidades do interior.

A Revista da Educação vai ao ar aos sábados, às 15h, com reprise aos domingos, no mesmo horário na Rádio Universitária FM. O programa conta com apresentação de Carolina Areal e Caio Mota, produção de Carolina Areal e estudantes do Curso de Jornalismo da UFC e operação de áudio de José Raimundo Lustosa.