26/07/18

Atividade pesqueira no Brasil é tema do Bom Dia Produtor

Os programas falaram sobre temas como manejo na criação de peixes e reprodução de peixes e crustáceos (Foto: Agência Brasil/Internet)

O programa Bom Dia Produtor - Um Caminho da Universidade ao Produtor Rural abordou a atividade pesqueira no Brasil em dois programas de outubro de 1988, com objetivo de orientar o produtor rural a conquistar seu espaço como elemento fundamental à manutenção da sociedade.

Segundo o apresentador Fábio Queiroz, a pisicultura no Brasil era tema para os pesquisadores e agências de desenvolvimento, pois essa atividade agrícola tinha o mais alto potencial de produção animal, pela rápida multiplicação e por ser a maneira mais fácil de se produzir proteína animal. Os programas falaram sobre temas como manejo na criação de peixes e reprodução de peixes e crustáceos.

As edições de Bom Dia Produtor contaram com a presença de José Raimundo Bastos, mestre em ciências pela Universidade de Campinas e professor do curso de Engenharia de Pesca da UFC; e da professora doutora Maria Ivone Mota Alves, do departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias e doutora em fisiologia animal pela Universidade de São Paulo. A entrevista com Maria Ivone foi conduzida pelo professor Antônio Parente.

Dia 9 de julho, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) prevê um crescimento de 33% do consumo de pescado na América Latina e no Caribe até 2030, de acordo com o relatório “O Estado Mundial da Pesca e Aquicultura 2018 (SOFIA, sigla em inglês)”. O documento prevê que a região cresça 24,2% na produção pesqueira (pesca e aquicultura), passando de 12,9 milhões de toneladas para 16 milhões de toneladas.

Neste mês também foram também lançadas três publicações sobre a pesca sustentável no Norte e Nordeste do Brasil, pelo Projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica (PeSCA), uma parceria entre Unesco e Fundo Vale.  O objetivo dos documentos era avaliar contextos sociais, culturais, econômicos e ambientais em que vivem os moradores de cerca de 10 mil famílias de quase 30 comunidades pesqueiras que integram a iniciativa no Amapá, Maranhão e Pará.

O programa visa melhorar a renda e a qualidade de vida dos pescadores do litoral brasileiro e garantir que o uso dos recursos pesqueiros locais sejam ecologicamente responsável.  Segundo o oficial de Meio Ambiente da UNESCO no Brasil e coordenador do projeto, Massimiliano Lombardo, com esses diagnósticos pretende-se contribuir para preencher a lacuna existente em termos de informações e dados estatísticos a respeito da pesca artesanal no país .

Ouça os programas Bom Dia Produtor dos dias 7 e 15 de outubro de 1988: 

Essas edições do programa Bom Dia Produtor teve produção de Antônio Parente, apresentação de Fábio Queiroz, com técnica de som de Paulo Roberto Frazão e áudio de Everardo de Souza.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro
Tags:, ,

Deixe uma resposta

*