No programa de hoje (18), o tema é a vigésima edição do "Cine Ceará: Festival Íbero-Americano de Cinema, Audiovisual e Educação", que acontece entre os dias 24 de junho e 1º de julho de 2010, em Fortaleza.
As sessões acontecem no Cine São Luiz, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).
A mostra competitiva, que inclui filmes nacionais e internacionais, contará com oito longas e dezesseis curta-metragens. A programação também conta ainda com workshops e exposições.
Esse ano o evento homenageia Patrícia Pillar, uma das maiores atrizes brasileiras, os cineastas Ruy Guerra e Marcus Moura, o ator José Wilker, o diretor peruano Francisco Lombardi e o Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias, o mais antigo da América Latina.
A programação completa está no site oficial do festival:
www.cineceara2010.com. Também vai ser discutido o incentivo à formação e à produção cinematográfica e audiovisual no Ceará.
Sobre o assunto, conversamos agora com Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela e coordenador do Cine Ceará, e Lenildo Gomes, coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, da Prefeitura de Fortaleza.
Os ouvintes podem participar enviando perguntas através do telefone 3366.7474.
O Rádio Debate vai ao ar às 11h30 pela Universitária FM e tem apresentação do professor e jornalista Agostinho Gósson.