O programa Opinião dos dias 24 e 26 de março de 1984 contou com a participação da professora Valdelice Girão, do departamento de Ciências Sociais e professora do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela lecionava a disciplina de História do Ceará e também foi presidente da Associação Nacional de Professores de História.
O programa aborda o tema "a abolição dos escravos no Ceará", a qual na época completava seu primeiro centenário. Nosso estado libertou seus escravos no dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da abolição nacional.
Valdelice Girão afirma que o Ceará deu prova de coragem e heroísmo por ter sido o primeiro Estado brasileiro a libertar seus escravos, um marco na história do país.
Confira a entrevista completa abaixo: