21/10/16

V Bienal Internacional de Dança do Ceará inicia hoje (21)

Cena de Espetáculo Com Passo Sincopado, de Antônio Nóbrega (Foto: Reprodução)

Iniciam-se, a partir desta sexta-feira (21) até o próximo dia 30, as atividades da V Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par em Par. Com o objetivo de dialogar arte e ser instrumento de intercâmbio cultural a cada edição, a Bienal recebe, em 2016, artistas provenientes do Canadá, França e Suiça em sua extensa programação, que percorre as cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Paracuru e Trairi.

A abertura da Bienal acontece simultaneamente em Fortaleza e Sobral, nesta sexta (21). Na capital, a estreia é responsabilidade do pernambucano Antônio Nóbrega, que apresenta, a partir das 21h, no Cineteatro São Luiz, Com Passo Sincopado, performance em que apresenta, subjetivamente, a dança brasileira contemporânea. A partir das 23h, no Espaço Mix do Dragão do Mar, o coreógrafo Luís Ferron encena Discoteque, uma "festa-performática" resultado de projeto seu na Vila das Artes.

Já em Sobral, o palco do Theatro São João recebe a bailarina cearense Silvia Moura, às 21h, para encenar o espetáculo com Instalaformance III - Tangendo Sonhos. Neste ano, a comemoração é especial em Sobral, que celebra 20 anos de existência da Bienal de Dança na cidade.

Uma das muitas atrações inéditas da Bienal De Par Em Par é o FranceDance, uma organização criada em 2007 pelo Institut Français com o objetivo de levar ao mundo, em encontros anuais, o que há de melhor e mais recente na dança contemporânea francesa. Em sua 16ª edição, o FranceDance chegou ao Brasil pela primeira vez em agosto para uma temporada de apresentações em 15 cidades, uma delas Fortaleza, que receberá na Bienal, trabalhos dos coreógrafos franceses renomados como Christian Rizzo em Sakınan Göze Çöp Batar e Fabrice Ramalingom apresentando Conférence Dansé e Hyperterrestre, entre outros novos talentos.

Como parte da programação do FranceDance Brasil 2016, será realizado o Seminário Aller-Retour Danse Brésil-France, uma parceria entre o Teatro Sérgio Cardoso (SP), a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, APAA-Associação Paulista dos Amigos da Artecom e a Bienal De Par Em Par. O intuito é estabelecer percursos entre a história e dança como cultura, em um trabalho de pesquisa, crítica, debate e perspectivas. O encontro reunirá, de 21 a 24 de outubro, 13 pesquisadores de 11 universidades brasileiras e francesas. As palestras acontecerão às 15h, no auditório do Centro Dragão do Mar.

Em termos de experimentação e formação, a Bienal não deixa a desejar. Através do projeto Trajetos EnCena, realizado em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), coreógrafos profissionais coordenam ateliês e montagem de trabalhos cênicos envolvendo jovens e adolescentes de bairros periféricos de Fortaleza.

Para conferir toda a programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará, clique aqui.

A Bienal De Par Em Par é uma realização da Petrobras, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

V Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par Em Par
De 21 a 30 de outubro de 2016
Atividades em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi
Mais informações: www.bienaldedanca.com | bienal@bienaldedanca.com | (85)3268-3034