17/04/17

Unilab promove encontro sobre Língua Portuguesa

Inaugurado em maio de 2011, o campus fica no município de Redenção (CE). (Foto: Igor de Melo)

A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará recebe, entre os dias 19 e 21 de abril, o Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Dividido em dois momentos, a primeira parte do evento ocorre no Campus da Liberdade e a segunda no Centro de Eventos, onde a Bienal acontece desde a última sexta-feira (14). Com o objetivo de criar uma aproximação com a produção literária dos países da África, o encontro vai reunir especialistas, professores, pesquisadores e escritores para debater a cultura africana contemporânea e outros temas.

A primeira parte do encontro começa nesta quarta-feira (19), com a programação “Bienal fora da Bienal”, que ocorre no Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade, localizado no município de Redenção. De acordo com Nixon Araújo, gerente de Arte e Cultura da PROEX (Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura) da Unilab, a base do encontro são as experiência literárias de cada um. "A gente vai debater sobre como a contação de história dos nossos pais e avós influenciou as nossas vidas como leitores e como pessoas". O gestor, que tem experiência com bienais desde 2004, explica que vai fazer essa construção com base nos convidados, principalmente os que estão nos países de língua portuguesa. "Eles vão falar dessa experiência e de como o português teve resistência nos países que também falam outras línguas".

No segundo momento, o evento segue na tarde da quinta-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará. Nixon frisa que apesar de ter um foco na Bienal, o evento também foi pensado como parte da programação da II Semana Internacional de Letras da Unilab. "Teremos uma mesa, onde vamos debater o resgate da leitura e as oralidades e escritas da língua portuguesa". O Encontro segue até a sexta-feira (21) com convidados internacionais e apresentações de dança, música, teatro e culturais, como capoeira e exibição do documentário “Do Outro Lado do Atlântico”. A programação completa do Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa está disponível aqui. Já a programação da Bienal pode ser consultada neste link.

Foi o secretário de cultura do Estado, Fabiano Piúba, quem fez o convite para a produção do encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Apesar do convite ser para a Bienal, Nixon queria produzir ações alternativas em espaços públicos, que não no Centro do Eventos. "É por isso que, ainda no dia 19/4, o escritor Tony Tcheka se encontra com os estudantes guineenses na estação de Acarape (CE)". Ele esclarece que escritores estrangeiros como Tony, que é de Guiné Bissau, trás representatividade dos países que também falam português, enriquecendo nossa cultura.

SERVIÇO
Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa
Dia 19 de abril, a partir das 9h30
Loca: Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade da Unilab e Centro de Eventos do Ceará
Acesso gratuito

Deixe uma resposta

*