10/04/15

Salão de Abril começa nesta sexta (10) com foco na acessibilidade

Obra de Clara Tavares exposta no 66º Salão de Abril.
Foto: Divulgação/Secult

Com foco especial na acessibilidade, a Mostra Nacional do 66° Salão de Abril começará nesta sexta-feira (10) e seguirá até 10 de maio na Galeria Antônio Bandeira, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Para integrar a exposição foram escolhidos 30 trabalhos de artistas de todo o país, dentre os quais 13 são cearenses. A mostra terá início às 19h e acontecerá na Galeria Antônio Bandeira do CCBNB. Na ocasião, o Secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, anunciará os três artistas vencedores do prêmio de R$ 15.000,00. A música ficará por conta do artista Uirá dos Reis.

Neste ano, o evento contará com diversas ações que têm por objetivo dar às pessoas com deficiência acesso aos objetos da exposição. Para que isso aconteça serão realizadas ações de natureza arquitetônica, atitudinal, comunicacional e cultural. O responsável por pensar essas mudanças foi Klístenes Braga, especialista em Acessibilidade Cultural. Algumas das medidas tomadas foram, por exemplo, a instalação de um piso podotátil – que permitirá a orientação de pessoas com deficiência visual –, a audiodescrição e etiquetas em braile das obras. O espaço do CCBNB já conta com rampas de acessibilidade. Além disso, a equipe do espaço recebeu capacitação para atender melhor as pessoas com deficiência.

O evento, que acontece há sete décadas, é promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste. A mostra fica aberta a visitação de terça a sexta-feira, de 10h às 20h e aos sábados, de 10h às 19h, com exceção dos feriados de 21 de abril e 1 de maio, quando o CCBNB fechará.

 

SERVIÇO
66° Salão de Abril
Entrada Gratuito
De 10 de Abril a 10 de Maio
Galeria Antonio Bandeira, do Centro Cultural Banco do Nordeste

 

Deixe uma resposta

*