16/05/17

O poder da Fitoterapia

A professora Mary Anne Medeiros Bandeira coordena o projeto Farmácias Vivas e publicou o livro "Plantas Medicinais em Versos". A obra apresenta 40 poemas, cada um deles dedicado a uma planta. (Foto: Jarbas de Oliveira)

O projeto Farmácias Vivas foi iniciado em 1983 tendo como base o Horto de Plantas Medicinais da UFC. Idealizado pelo professor Francisco José Abreu Matos, falecido em 2008, o projeto é coordenado hoje pela professora Mary Anne Medeiros Bandeira e conta com a participação de alunos, professores, profissionais da saúde e a comunidade.

Em entrevista concedida ao programa Revista da Educação, a professora Mary Anne Medeiros Bandeira ressalta que um dos objetivos do Farmácias Vivas é orientar as comunidades sobre o uso correto das plantas medicinais brasileiras. De acordo com Mary Anne, já são 99 unidades de farmácias vivas cadastradas, mas é necessário "maior incentivo governamental para que o projeto não tenha descontinuidade".

A professora Mary Anne afirma ainda, em entrevista, que o projeto Farmácias Vivas está sempre de portas abertas para a sociedade e que todas as sextas-feiras são realizadas oficinas. "100% da comunidade aceita [o projeto]. É impressionante o impacto do Farmácias Vivas na sociedade", reforça.

O Farmácias Vivas é vinculado ao Laboratório de Produtos Naturais, instalado junto ao bloco do Departamento de Química da UFC, no Campus do Pici. Ouça a entrevista* completa realizada pela jornalista Carolina Areal.

*Entrevista concedida para o programa Revista da Educação, vinculada nos dias 13 e 14 de maio de 2017.

 

Deixe uma resposta

*