30/05/17

Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta quinta (1)

O documentário "Precisamos Falar do Assédio", que será exibido na mostra, foi filmado dentro de uma van e conta com depoimentos de 26 mulheres agredidas sexualmente (Foto: Reprodução/Internet)

A partir desta quinta-feira (1), ocorre no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a Mostra Cinema e Direitos Humanos. Em sua décima primeira edição, o evento é realizado simultaneamente em todas as capitais federais do país e conta com uma série de programações que se prolongam até a quarta-feira (7). Você pode conferi-la aqui.

A mostra foi criada em 2006, como uma iniciativa do Governo Federal com o intuito de levar para o país, produções que abordem temas como gênero, raça, sexualidade, religião e política. César Teixeira, produtor local do evento, conta que o objetivo é a "consolidação da cultura e direitos humanos" nestes locais.

"É uma tarefa árdua", ele comenta e pontua que uma parte do público brasileiro ainda não parece propício a consumir materiais que abordem esses assuntos. O produtor também explica que esta mostra é ainda mais importante atualmente, levando em conta o atual contexto político do país.

No evento serão realizadas três mostras. A Mostra Panorama exibirá 17 produções voltadas para temas diversos do eixo de direitos humanos, a Mostra Temática focará em "Gênero", tema escolhido para este ano e a Mostra Homenagem irá celebrar o trabalho da cineasta Laís Bodanzky. César Teixeira afirma que as produções da diretora e roteirista são essenciais para a discussão dos direitos humanos, pois tratam de temas como saúde mental, mulheridade e sexualidade.

Neste ano, estreia no evento a Mostrinha, com programação voltada para o público infantil. Além disso, dois debates serão realizados após sessões específicas. O primeiro ocorrerá no sábado (3) depois da exibição de Meu nome é Jacque, às 16h. O segundo será no domingo (4), após a exibição do documentário Precisamos Falar do Assédio, também às 16h.

SERVIÇO
11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
1 a 7 de junho
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito

Deixe uma resposta

*