22/06/17

Mostra celebra música instrumental na Caixa Cultural

O grupo Ccoma se apresenta neste sábado (24), na segunda edição da Mostra de Música Instrumental Afônico (Foto: Guigo Dedecek)

A Caixa Cultural de Fortaleza sedia a partir da próxima sexta (23), a Mostra de Música Instrumental Afônico, que irá ocorrer até o domingo (25). O festival traz várias apresentações e outras atividades artísticas, que misturam música instrumental, experimental e eletrônica.

A programação conta com palestras, shows, performances e oficinas e é inteiramente gratuita. Um dos principais objetivos do festival é promover o encontro entre músicos, fãs e produtores desta área. Rafael Bandeira, produtor da mostra, comenta que este nicho têm crescido bastante nos últimos anos e o evento surge devido a essa expansão. "O festival está na segunda edição e a primeira foi ano passado, no Festival Ponto.CE. A partir de um edital nós conseguimos botar a mostra para mais um ano", conta.

Outro diferencial do evento é uso de video-mapping nas apresentações e performances. Esta técnica consiste na projeção de vídeos em superfícies não planas, criando ilusões de ótica e imagens que interagem com o ambiente. O objetivo é criar um espetáculo audiovisual na mostra.

Eric Barbosa, músico que irá se apresentar no festival, vê o evento como uma oportunidade para apresentar ao público estilos musicais e linguagens que não tem tanto espaço na mídia. "O festival é um recorte da experimentação no Brasil", descreve. Para o Afônico, Eric pretende apresentar o "Formato Trio", no qual ele irá usar experimentações eletrônicas, improvisação e sons de matrizes africanas.

O músico se aproximou deste gênero em 2004, quando fazia parte do grupo Fóssil. Posteriormente, sentiu a necessidade de fazer experimentações e partiu para um projeto solo. Ele define seu trabalho como "arte eletrônica criativa", explorando texturas sonoras e sintetizadores.

Além de Eric Barbosa, a mostra apresenta também duas bandas de outros estados do Brasil. A Camarones Orquestra Guitarrística vem do Rio Grande do Norte e é um grupo de rock instrumental. E representando o Rio Grande do Sul, o projeto Ccoma produz música eletrônica e faz releituras de estilos como afrobeat, tecnobrega e funk.

No ano passado, Eric Barbosa (meio) se apresentou no Afônico, como parte da programação do Festival Ponto.CE, com o projeto Quatro Homens e uma Jangada. (Foto: Luiz Alves)

No ano passado, Eric Barbosa (meio) se apresentou no Afônico, como parte da programação do Festival Ponto.CE, com o projeto Quatro Homens e uma Jangada. (Foto: Luiz Alves)

 

SERVIÇO
Mostra de Música Instrumental Afônico
23 a 25 de junho
Local: Caixa Cultural de Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito

 

Deixe uma resposta

*