19/02/18

Livro propõe ensino prático e eficiente de português

Os professores e irmãos Olímpio e Murilo Araújo possuem ampla experiência no ensino de português em escolas públicas e privadas e são pesquisadores do uso prático da língua portuguesa (Foto: Divulgação)

Imagine aprender português de forma clara, simples, concisa e objetiva. Imaginou? Pois essa é a proposta dos professores José Olímpio Araújo e Murilo Araújo com a publicação do livro Português fácil, fácil...Tira-dúvidas em ordem alfabética. A obra, que reúne 151 verbetes e aborda o conteúdo programático de português do Ensino Médio, vai ser lançado nesta quarta-feira (21), às 19h30, no Espaço Cultural do Shopping Benfica.

De acordo com o professor Olímpio, a ideia é esclarecer as dúvidas de português que aparecem no nosso cotidiano, como o uso da crase, do hífen ou até mesmo da acentuação gráfica. “O diferencial deste livro é que ele é uma espécie de enciclopédia de uso prático da língua. Nós focamos na clareza e na adequação da língua portuguesa”, explica o professor Olímpio que já lançou com o irmão, o professor Murilo Araújo, outros dois livros: Desenvolvendo a Habilidade de Escrever (publicado em três edições) e Ortografia Atualizada.

Mesmo com a adesão em massa da internet e das redes sociais, o professor Olímpio é otimista ao ser questionado sobre a busca pela aprendizagem da língua portuguesa. Segundo o professor, os livros hoje trazem uma nova visão sobre o ensino de português com uma linguagem mais clara e aberta. “Nós temos que pensar o ensino da língua entre o adequado e o inadequado porque ele permite uma abertura maior e ajuda os jovens a se interessarem mais, mesmo com a internet. Se você fica só no correto ou incorreto pode transformar isso em um bloqueio”, explica o autor.

Além de pesquisador, o professor Olímpio é radialista e comanda, há 3 anos, o programa Minuto da Língua na Rádio Universitária FM. Com duração de 1 minuto, o programa é veiculado entre os intervalos da programação e traz dicas e explicações de português.

Lançamento do livro Português fácil,fácil...Tira-dúvidas em ordem alfabética
21 de fevereiro, às 19h30, no Espaço Cultural do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 - Benfica)
Valor do Livro: R$ 40,00

Tags:, , , , ,