18/06/15

Livro Papéis Efêmeros da Fotografia é lançado hoje

Capa do guia técnico para exposição dos filmes distribuído pela Kosmos Foto
(foto: internet)

 

Hoje (18), o livro Papéis Efêmeros da Fotografia é lançado no Porto Iracema de Artes às 19h. O livro reúne o registro de fotografias amadoras a partir da primeira metade do século passado, quando a fotografia começou a se popularizar e a ser hábito de registro de histórias individuais, memórias e consumo. Este material impresso revela informações sobre o circuito da fotografia paulista naquele período e é tema de Papéis Efêmeros da Fotografia.

Segundo o autor, Rubens Fernandes, no cenário de entre guerras, a fotografia ocupa espaço de destaque. O fotografo amador tem o status de percepção sensorial de um universo visual próprio particular, além das regras rígidas que uma fotografia profissional carregava no período. Nas lojas fotográficas, passa-se a oferecer a produção de envelopes de papel nos quais se devolviam os filmes revelados e as cópias. E é nesta parte do processo que o livro se concentra e os traz resignificados para a história.

Na união do design e fotografia, o livro cruza as duas modalidades em busca de trazer a essência relevante de ambas artes ao identificar as peculiaridades de ambas. Para, Chico Homem de Melo, pesquisador em design gráfico e autor de um dos textos que integram o livro, é o que acontece na coletânea apresentada no livro. O livro Papéis Efêmeros da Fotografia foi contemplado com o XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia e publicado pela editora Tempo d’imagem com distribuição gratuita.

Serviço
Papéis Efêmeros da Fotografia
Palestra de Rubens Fernandes Junior e lançamento do livro
Quinta-feira, dia 18 de junho, às 19h
Entrada franca
Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
(85) 3219 - 5865 / (85) 3219 – 5842

Tags:,

Deixe uma resposta

*