20/09/16

Encontros Literários discutem personagens femininas e ensino de literatura

Foto: Divulgação

Os Encontros Literários Moreira Campos, projeto de extensão do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), retomam as atividades do projeto Mestres de Casa. A iniciativa, que tem a proposta de abrir espaço para os próprios professores da UFC apresentarem seus trabalhos, retorna com uma palestra, amanhã (21), sobre Singularidades de personagens femininas da literatura brasileira, com a Profª Vera Lúcia Albuquerque de Moraes; e outra, na próxima quinta-feira (28), com o tema Literatura e ensino: reflexões sobre o currículo nacional, com a Profª Rosiane Mariano; sempre às 18 horas.

Realizado há 32 anos,  os Encontros Literários deste ano são direcionados ao "estado da arte" nas pesquisas literárias, afim de propiciar, aos participantes, um maior contato com o que está sendo produzido, do ponto de vista do saber, nesta seara do conhecimento. Voltado para as áreas de cultura, literatura e humanidades, a ideia do Mestres de Casa é apresentar, através dos trabalhos desenvolvidos, temas polêmicos ou provocantes acerca da sociedade, além de valorizar a produção científica e artística local.

Nesta quarta-feira (21), as atividades do grupo têm início com a palestra baseada no livro de ensaios da professora Vera Lúcia, o Imaginário dos afetos femininos na literatura (Edições UFC, 2015). A obra, voltada para o universo feminino, versa especialmente sobre os afetos e o imaginário, problematizando os padrões referentes a enredo, personagens, discurso e intersubjetividade que foram identificados pela autora. Desse modo, a coletânea analisa as várias dimensões do afeto: a sedução, o erotismo, o medo, o desejo de vingança e o sofrimento; com ênfase no amor romântico.

Já na próxima quinta-feira (28), o encontro com a professora Rosiane Mariano busca refletir sobre o papel da literatura nas escolas e a presença dos textos literários na grade de ensino, partindo de uma análise das atribuições conferidas à matéria pelas diretrizes oficiais que regem a educação. A intenção é lançar um novo olhar sobre a função do texto literário no fazer pedagógico, contemplando a literatura como fonte de conhecimento, de prazer e de formação da criticidade.

O evento é aberto ao público e será realizado, sempre às 18h, no Auditório José Albano, Centro de Humanidades I. As inscrições, exclusivamente online, podem ser feitas até às 14 horas do dia da palestra.

Se inscreva aqui:

• "Singularidades de personagens femininas da literatura brasileira", com a Profª Vera Lúcia Albuquerque de Moraes

• "Literatura e ensino: reflexões sobre o currículo nacional", com a Profª Rosiane Mariano

Encontros Literários Moreira Campos - Mestres de Casa
Quarta-feira (21) e Quinta-feira (28) | 18 horas
Auditório José Albano, Centro de Humanidades I (Av. da Universidade, 2683 - Benfica)
Mais informações: (85) 3366 7617 e 3366 7619
Aberto ao público