07/06/17

Cultura cearense na 3ª edição do Circuito UFC-Arte 2017

O projeto "Fotografia Tátil" busca tornar a arte acessível aos deficientes visuais. (Foto: Divulgação)

Promover a arte é uma das prioridades da Universidade Federal do Ceará. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura Artística (Secult UFC) realiza a terceira edição do Circuito UFC-Arte de 2017. O projeto é gratuito e ocorre no Theatro José de Alencar (TJA), no dia 9 de junho, às 17h, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Este ano, a proposta do projeto é expandir a atuação artística da UFC para fora de seus muros e fazer circular saberes pela cidade. Bárbara Duarte, produtora do Circuito UFC-Arte, declara que "além do ensino, pesquisa e extensão, a cultura pode ser considerada mais um pilar de desenvolvimento das universidades. Eventos como o Circuito UFC-Arte servem para divulgar as mais diversas expressões artísticas do povo".

A programação do Circuito UFC-Arte, no TJA, conta com exposições fotográficas e de ilustrações, além de performances e espetáculos de dança. Nesta edição, toda a agenda de eventos está voltada para o valorização artística de coletivos locais, visando o desenvolvimento dos trabalhos produzidos por estes grupos.

O evento que abre o Circuito é a exposição Fotografia Tátil. O projeto propõe a fotografia como elemento de acessibilidade para deficientes visuais. Roberto Vieira, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, coordena o programa e afirma que "o objetivo do Fotografia Tátil é materializar produções fotográficas produzidas por pessoas cegas como formar de inserir diversidade no meio artístico".

O projeto Oré Anacã valoriza a cultura popular produzindo espetáculos de dança

O projeto Oré Anacã valoriza a cultura popular produzindo espetáculos de dança. (Foto: Divulgação)

A apresentação que finaliza a terceira edição do Circuito UFC-Arte será realizada pelo grupo de dança popular Oré Anacã. O coletivo é um projeto de extensão do Curso de Educação Física da UFC que existe desde 2011 e agrega cerca de 40 artistas. Marcos Campos, professor do Curso de Educação Física da UFC e coordenador do projeto, declara que "o Oré busca a formação artística e pedagógica de pessoas que desejam viver a arte, independente de serem estudantes da UFC ou não".

3ª edição do Circuito UFC-Arte
9 de junho, às 17h
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Acesso gratuito
Confira a programação completa.