27/04/17

Coral juvenil da UFC se apresenta em festival

Jovens do Coral Canto da Casa na Reitoria da UFC em fevereiro deste ano (Foto: Viktor Braga)

Já dizia o ditado popular, "quem canta seus males espanta". É com a felicidade de participar de algo em conjunto, que os jovens integrantes do Coral Canto da Casa se apresentam no Festival Acordes do Amanhã, que começa nesta quinta-feira (27) e vai até domingo (30). Coordenado pelo professor doutor Erwin Schrader e com a regência de Jessica Santos, os estudantes prometem emocionar os presentes. O evento vai acontecer em diversos cantos da Capital e do Interior e também em outros estados, a programação completa está disponível no site do festival.

Iniciado em agosto do ano passado, o projeto conta atualmente com 25 jovens com idades entre 14 e 21 anos. Para participar, a regente afirma que é necessário apenas ser estudante de escola pública, estando devidamente matriculado, e ter disponibilidade nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras. Jéssica, que já foi preparadora vocal e regente assistente Coral da UFC, esclarece que nas reuniões não é ensinado apenas canto. "Eles também aprendem teoria musical, tem aulas de teatro e musicalização, onde aprendem como ler uma partitura", explica. Ela conta ainda que trabalha com crianças, mas que é a primeira vez com adolescentes. "Hoje eu ainda sou regente do Coral Infantil da Instituição Piamarta", revela.

A estreia do grupo nos palcos aconteceu em novembro de 2016. O Canto da Casa se apresentou no II Encontro de Corais Infantojuvenis Encantos, organizado pela Casa da Voz no Auditório da Casa José de Alencar, em Messejana. Jéssica lembra que os integrantes estavam muito nervosos por ser a primeira apresentação em público. "Eles estavam com medo, mas no final das contas foi uma boa estreia e foi interessante porque tinha muito mais corais infantis do que juvenis". Ela conta que os jovens gostaram muito da experiência, pois além de cantar para um público, puderam conhecer e interagir com outros grupos. "Isso faz parte dos encontros, não é só cantar. No final cantou todo mundo junto, um coro de quase 200 vozes", relembra.

Nesta quinta-feira (27) começa o Festival Acordes do Amanhã e a regente revela que todos estão muito empolgados. "Está tudo bem corrido, porque temos apresentação hoje, sábado e domingo. Eles estão praticamente com o repertório fechado para a apresentação de julho", revela esclarecendo que ao final da formação, o grupo vai apresentar um espetáculo. Ela explica que a apresentação no festival vai ser bem similar ao do espetáculo do final do curso. "Hoje, eles vão estar apenas sem figurino e sem cenografia, mas estão bem empolgados, preparados e seguros, porque a gente ensaiou bastante", completa.

A regente disse que o projeto vai continuar e que as inscrições para a nova turma devem abrir em maio deste ano. Ela conta ainda que nesta primeira edição foram abertas 40 vagas, mas que para a nova turma, 50 jovens terão a oportunidade de participar do Canto da Casa.

O projeto

Criado pelo regente do Coral da UFC e vice-diretor da Secretaria de Cultura Artística da universidade, Prof. Erwin Schrader, o Canto da Casa é o primeiro projeto da Casa da Voz. "A Casa foi concebida para formar pessoas através do canto e criar pesquisas da multiplicação do canto coral". Ele esclarece que o Canto da Casa também faz parte da plataforma Sinfonia do Amanhã, que dá suporte a vários grupos artísticos.

"O projeto é basicamente uma extensão do Coral da UFC, mas trabalha com jovens das comunidades da regional VI e tem a mesma característica de formação do coral da universidade, só que com adolescentes". Como coordenador do projeto, Erwin conta que o Canto da Casa também trabalha com capacitação profissional para produzir resultados artísticos. "Nesse momento os meninos estão fazendo curso de soldagem e com esse conhecimento técnico eles vão montar a cenografia do recital-espetáculo de estreia, que acontece em julho", esclarece.

"A ideia é que a Casa da Voz  seja o espaço dos corais, mas que se amplie e seja um projeto que contemple o fazer música através da voz". Ele esclarece que já existia o Coral da UFC, mas que queria outros faixas etárias. "Já temos um coral juvenil e futuramente um de crianças e outro de idosos, para pesquisar o desenvolvimento vocal da criança até terceira idade", finaliza.

Festival Acordes do Amanhã
De 27 à 30 de de abril