24/08/16

Conversa de Academia recebe trabalho sobre dança e terapia

foto: Reprodução/internet

Amanhã, quinta-feira (25), a Escola Pública de Dança Vila das Artes realiza mais uma edição do Conversa de Academia. Com entrada gratuita, a programação acontece no auditório da Vila das Artes, a partir das 19h. Nesta edição, o evento traz o bailarino e psiquiatra Raimundo Severo, que falará sobre o método de trabalho em grupo criado por ele há mais de quinze anos, baseado em suas experiências com a psiquiatria, gestalt-terapia e a dança contemporânea.

Conversa de Academia

O evento propõe um ciclo contínuo de conversas com a intenção de compartilhar o resultado de trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre a dança. Em sua primeira edição deste ano (23/02), o projeto recebeu a pesquisadora Jacqueline Peixoto, que apresentou o seu tema de dissertação Dançando Descalço: A Escola Sesi/Dennis Gray na Formação em Dança na Cidade de Fortaleza, discutindo o movimento gerado pela Escola, que teve um papel fundamental no ensino em dança na cidade.

Neste mês de agosto, com o tema 13232946_1197014996997597_6955160185293878262_nCorpo, Dança e Subjetivação: Composições entre Dança Contemporânea, Educação Somática e Gestalt Terapia, o Conversa de Academia recebe o bailarino e psiquiatra Raimundo Severo.

O Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta com formação em Gestalt Terapia fala sobre uma técnica criada por ele que surgiu a partir das suas experiências como psiquiatra e gestalt-terapeuta. O método Corpo, Dança e Subjetivação é um tipo de pedagogia do movimento que possibilita a inserção da dança como prática terapêutica, estruturando-se a partir de três processos básicos: a ampliação da percepção, a experiência do corpo em movimento e a organização da experiência através do pensamento e da linguagem.

Conversa de Academia com Raimundo Severo
Quinta-feira (25), às 19h