11/01/18

CJA recebe obras de pacientes do Hospital Universitário

A exposição TELA fica aberta a visitação até o dia 8 de fevereiro de 2018 (Foto: Divulgação)

Está aberta a visitação desde o último dia 08 de janeiro, na Casa José de Alencar, a exposição Todos Envolvidos na Livre ArtES (TELA). A mostra conta com obras de pacientes do projeto Artes em Esquizofrenia (artES), vinculado ao Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (PROAPP) do Hospital Universitário Walter Cantídio, e pacientes do Abrigo Desembargador Olívio Câmara.

Criado em 2017, o artES atendia, em um primeiro momento, apenas pessoas diagnosticadas com Esquizofrenia. Posteriormente, o projeto foi estendido aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) IV diagnosticados com outros transtornos psicopatológicos, como o transtorno bipolar. Segundo a Dra. Laura Serafim, a demanda pela arteterapia surge como uma forma de dar voz aos pacientes que encontravam dificuldades em se expressar verbalmente ou que se manifestavam melhor através da arte. Segundo o professor Fábio Gomes de Matos, psiquiatra, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e supervisor-geral do PROAPP, estender a iniciativa a outras unidades do CAPS é um dos grandes objetivos do projeto.

Apesar do estigma normalmente associado às pessoas com transtornos psicopatológicos, o projeto se apresenta como um mecanismo na direção de gerar uma maior conscientização sobre as patologias e as capacidades destes pacientes. O professor Fábio Gomes de Matos relata que estes transtornos podem afetar o paciente sob diversas perspectivas como, por exemplo, a obesidade desencadeada por um quadro de ansiedade ou o suicídio como uma consequência máxima da depressão. Dentro dessa perspectiva, o médico acentua que buscar o tratamento precoce é importante, pois há, também, os efeitos causados diretamente pela doença, como a perda de neurônios que é irreversível.

foto da exposição para a rádio -2

As reuniões do artES acontecem semanalmente, sempre às quartas-feiras, das 8h às 10h (Foto: Divulgação)

A coordenadora do projeto artES, Dra. Laura Serafim conta que através de mecanismos como a exposição das obras é possível mostrar à sociedade que o paciente tem potencialidades em detrimento ao aspecto de invalidez comumente vinculado aos transtornos. Em relação à utilização da arteterapia, o professor Fábio Gomes de Matos pontua que essa é apenas uma das metodologias utilizadas durante o tratamento, que também é acompanhado por medicamentos e apoio da família. A Dra. Laura Serafim complementa que a arteterapia tem eficácia comprovada, mas que apresenta um diferencial por possibilitar que o paciente desenvolva sua expressividade por meio da arte.

Exposição Todos Envolvidos na Livre ArtES (TELA)
Até 8 de fevereiro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17hs.
Sábados, domingos e feriados, das 8hs às 15h
Casa José de Alencar