18/04/17

Cine Freud exibe “Elle” nesta quarta (19)

Trama sobre violência e assédio será discutida em próxima edição do Cine Freud (Foto: Reprodução/Internet)

Nesta quarta (19), o filme Elle será apresentado em mais uma edição do Cine Freud, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). A exibição ocorrerá no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades da UFC, às 14h e contará com uma palestra dada pela psicanalista Joselene Monteiro. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no local ou por este link.

O projeto faz parte do Laboratório de Psicanálise da UFC e foi lançado em 2006 como uma iniciativa dos alunos do curso de Psicologia. Como o nome indica, o projeto visa unir cinema e psicanálise através de análises de filmes em debates conduzidos por especialistas da área. As obras são escolhidas por todos os tipos de pessoas e assim todo o cronograma semestral é feito. A coordenadora do projeto e professora da UFC, Caciana Linhares, explica que isso é importante, pois reflete a subjetividade de cada pessoa.

Com o intuito de construir um diálogo entre a psicanálise e áreas como cultura e arte, o Cine Freud tenta “tomar o cinema como testemunha do inconsciente”. Caciana Linhares explica que esta ideia foi inspirada no próprio Freud, pois segundo ele, a arte funciona como testemunha do inconsciente humano. Para a professora, o projeto ajuda as pessoas a atingirem uma “dimensão pessoal através do cinema”.

Os debates após cada sessão também são importantes. Caciana Linhares conta que as falas de cada pessoa ajudam numa reflexão interior e exterior. “A gente consegue se desarmar um pouco e é importante porque essa fala pode atingir todos”, ela relata.

O Filme

Elle (2h10) é um filme francês de 2016, dirigido por Paul Verhoeven e estrelado por Isabelle Huppert; e conta a história de Michèle, uma mulher bem-sucedida e determinada, que após sofrer um estupro dentro de sua própria casa, segue sua rotina da forma mais natural possível enquanto tenta descobrir quem a violentou. O filme causou bastante polêmica e competiu em diversas mostras e premiações, incluindo o Festival de Cannes. A atriz que interpreta a protagonista também foi bastante aclamada, chegando a ganhar o Globo de Ouro por Melhor Atriz em Drama e a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Confira o trailer de Elle:

SERVIÇO
Elle no Cine Freud
19 de abril às 14h
Local: Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica) – Avenida da Universidade, 2683, Benfica
Inscrições abertas ao público

Deixe uma resposta

*