13/04/17

Ciência e cotidiano serão temas de palestra na Bienal do Livro

Sustentabilidade será usada como exemplo para tema que aborda ciência e cotidiano (Foto: Reprodução/Internet)

A Bienal do Livro do Ceará começa nesta sexta-feira (14), no Centro de Eventos do Ceará, e em sua programação, diversas atividades serão realizadas. Palestras, lançamentos de livros, apresentações de música, recitais e exposições são alguns exemplos. Dentre estes programas, ocorrerão as Ações Formativas, uma palestra ministrada pela pesquisadora brasileira Alexandra Okada.

A palestra, que ocorrerá no dia 14, às 17h, tratará da importância de uma formação estudantil baseada em cidadania científica. O debate pretende tratar do olhar dos pesquisadores sobre a pesquisa científica e sua relação com a comunidade. O objetivo é abordar a ciência no dia a dia das pessoas, com o intuito de deixá-la mais popular e colaborativa. “A palestra irá falar de produtos que consumimos, transgênicos, sustentabilidade, coisas do cotidiano aplicadas na ciência”, explica Karine Pinheiro, professora da Universidade Federal do Ceará e coordenadora da palestra. Ela também ressalta que o evento pretende propor desafios e mais responsabilidade na pesquisa científica.

As Ações Formativas são inspiradas no Engage, um projeto de ciência europeu cujo intuito é permitir que as próximas gerações sejam cada vez mais capazes de participarem em questões científicas. O projeto é voltado para estudantes, professores e a sociedade em geral. As atividades desenvolvidas são diversas, tratando de temas como ecologia, saúde, alimentação e drogas. Você pode conferir aqui.

Alexandra Okada, a pesquisadora que irá abrir as Ações Formativas, faz parte da Open University, do Reino Unido e também coordena uma comunidade internacional de pesquisa, a COLEARN. Alexandra tem como objetos de estudo a educação e pesquisa colaborativa, a co-investigação entre pesquisadores e seus trabalhos e os recursos educacionais abertos.

Ações Formativas na Bienal do Livro do Ceará
Dia 14 de abril às 17h
Local: Centro de Eventos do Ceará, Sala Luz do Conhecimento – Espaço Verde (Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Aberto ao público