30/04/18

Casa de Cultura Francesa da UFC comemora 50 anos

A Casa de Cultura Francesa foi fundada em 1968, mas iniciou suas atividades em março de 1969. Na imagem, uma foto antiga do prédio onde, até hoje, funciona a CCF (Foto: Reprodução/Internet)

Em 2018, A Casa de Cultura Francesa da UFC completa 50 anos de história. O equipamento foi fundado em dezembro de 1968, e na época era chamado de Centro de Cultura Francesa.

Com anos de ensino da língua e dos costumes da França, o professor e ex-coordenador da Casa de Cultura Francesa, Roterdan Damasceno, explica a importância de se estudar o francês.

"O estudo do francês é importante porque conhecer uma cultura diferente, na sua própria língua, ter acesso a textos no original, costumes diferentes, isso é de um enriquecimento para os alunos".

Para comemorar o ano do Jubileu de Ouro, a Casa de Cultura Francesa preparou um evento especial. Na ocasião, vai ser lançado um livro comemorativo, elaborado pela professora Ana Cláudia Giraud.

Virgínia Grippon, coordenadora administrativa da Casa de Cultura Francesa da UFC, comenta sobre os assuntos abordados no livro.

"O livro dos 50 anos foi pensado e organizado pela professora Cláudia Giraud e faz um elo entre o passado e o presente. O livro pretende exatamente resgatar, e deixar registrado a memória da Casa de Cultura Francesa desde sua criação em 1968 até nossos dias. Então, o livro se divide em três partes. Primeiramente, os relatos. Em um segundo momento, pesquisas que foram realizadas por professores da ativa em seus estudos de mestrado, doutorado e especialização, e depoimentos e fotos com alguns professores e amigos da casa".

Ainda como parte do evento, o professor Romeu Duarte, do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, vai apresentar um projeto de restauração arquitetônica do prédio da Casa de Cultura Francesa.

O professor explica os aspectos e objetivos da restauração.

“A intervenção vai se concentrar na fachada, ou melhor dizendo, nas fachadas, do imóvel. Para que ele recupere, recobre e possa recuperar seu aspecto original uma vez que nós temos informações fiéis, documentos, fotografias, iconografias que nos ajudam a fazer com que o edifício possa recobrar sua imagem original.”

O evento comemorativo dos 50 anos da Casa de Cultura Francesa acontece no Auditório da Reitoria no dia 3 de maio e vai contar com a presença do reitor da UFC, professor Henry campos e do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.

Reportagem de Fabrício Girão com orientação de Carolina Areal.

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

*