17/08/18

Caixa Cultural sedia Terceira Feira do Cordel Brasileiro

Programação do evento conta com shows, recitais e palestras (Foto: Leonardo Costa/Tribuna do Ceará)

Gênero da literatura que remonta ao século XVI, o cordel se insere, sobretudo, na cultura popular, como uma extensão natural da oralidade. Elaborado sob o formato de rimas, cada qual com suas inúmeras particulares, o gênero impresso nos folhetos se tornou naquela época, a única forma oficial de comunicação.

No Nordeste brasileiro, especialmente, a literatura de cordel sempre teve a sua importância e, apesar das crescentes e visíveis inovações tecnológicas, ainda se mantém firme. Esta edição da Feira do Cordel Brasileiro, traz algumas inovações, segundo o curador Klevisson Viana.

"A Terceira Feira do Cordel Brasileiro é um evento que congrega cordelistas, cantadores, repentistas, emboladores, todos os atores relacionados com a poesia popular e artes afins. Este ano, nós estamos recebendo grandes atrações, artistas dessa área. É um evento que já vem se estabelecendo no calendário cultural da nossa cidade, estado, região nordeste e do Brasil também".

Este ano o evento homenageia as figuras do Rei do Baião Luiz Gonzaga e do paraibano Leandro Gomes de Barros, além de reunir, ao longo dos quatro dias, uma programação de palestras, shows de repentistas e violeiros, recitais e lançamentos literários. Essa edição do projeto, segundo o curador Klevisson Viana, também traz atrações internacionais.

"E esse ano teremos também um convidado internacional que é o professor Antônio de Abreu Freire, que vem de Portugal para participar de uma mesa sobre literatura popular no Brasil e em Portugal. O objetivo da feira também tem um lado voltado para a questão da educação, a gente quer formar um senso crítico com relação ao que se faz e se produz em termos de poesia popular no Brasil. A expectativa é que cada vez mais a feira cresça, a gente está aí de braços abertos, com muito carinho, para fazer o melhor evento de cordel do planeta Terra!".

A Feira do Cordel brasileiro se estende até domingo com inúmeras atrações gratuitas para a população. Nesta sexta-feira, a partir das 2 da tarde, começam as atividades com uma oficina de xilogravura. Logo em seguida tem Mesa Redonda com o tema Liteartura Popular, na escola, tem lugar. Também tem lançamento de livros, recital, apresentação musical e pra encerrar a noite, forró.

Reportagem de Vânia Tajra

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*