09/05/16

FAMED promove programação de comemoração dos seus 68 anos

Foto: Rafael Cavalcante

Hoje (9), a Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará inicia uma serie de atividades comemorativas dos seus 68 anos de fundação e unidade acadêmica. Nesta segunda-feira será realizada a reunião da Comissão do Memorial da Faculdade de Medicina, coordenada pela Profª Sílvia Bonfim Hyppólito, onde serão discutidos os preparativo para a Semana de Comemoração.

FAMED

No início, a Faculdade ocupava um pequeno espaço emprestado no Centro de Fortaleza, próximo ao Theatro José de Alencar. Atualmente, a FAMED faz parte de um complexo formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio, pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, sete Departamentos, todos com cursos de Pós-Graduação, além de Núcleos de Ensino, como o Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS), que promove cursos de capacitação à distância para milhares de pessoas em todo o País. Com de cerca de 300 professores, quase mil alunos só na Graduação e mais de mil na Pós, a Faculdade já formou 116 turmas.

Confira a Programação:

Quarta-feira (11)

- 8h às 12ft_160128_reiki_grh: A Profª Paola Franssinete Torres lançará oficialmente o Núcleo de Medicina Integrativa da UFC. O NUMI Foi criado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ce
ará e aprovado pelo Departamento de Medicina Clínica. A Medicina Integrativa é um movimento de pesquisa que nasceu dentro das universidades americanas desde meados dos anos de 1970. Organizada como movimento de pesquisa dentro de universidades americanas desde meados dos anos 1970, propõe uma mudança de paradigma no tratamento médico, que deixa de ter a doença como ponto principal da atenção e passa a compreender o paciente como centro do cuidado, usando técnicas não somente com base científica, mas pertencentes da medicina popular.
Mais informações.

Quinta-feira (12)

- 10h: Abertura solene das comemorações. Em seguida, às 10h30, o médico Eduilton Girão, da Academia Cearense de Medicina, ministrar a palestra "A história da clínica médica no Ceará". Às 11h30min, o Prof. Manassés Claudino Fonteles apresenta a Placa Comemorativa da Farmacologia.

Sexta-feira (13)

- 10h às 11h: Exibição de filmes antigos da Famed no Auditório Paulo Marcelo

- 11h às 12h: Visitação itinerante a eft_140311_fachada_huwc_grxposições no Campus de Porangabuçu. A comitiva deve passar pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil, Museu do Parto na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC); Mostras de peças anatômicas do Departamento de Morfologia e de equipamentos antigos de laboratório no prédio da Biomedicina;"Mostra de Atividades de Biomedicina ao longo dos anos" e a exposição "Departamento de Patologia e Medicina Legal: passado, presente e futuro".

Não é necessário fazer inscrição para assistir à programação, que ocorre no Auditório Paulo Marcelo (bloco didático da Famed – Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).

68 anos da Faculdade de Medicina da UFC (FAMED)
Mais informações:
Fone: (85) 3366 8001 / 3366 8003