28/11/17

37º Seminário da Informação discute cidadania

O projeto do curso de Biblioteconomia da UFC se propõe a debater o papel da informação na sociedade moderna (Foto: Divulgação)

Nessa quinta-feira, dia 30 de novembro, no Auditório José Albano do Centro de Humanidades (CH1) da UFC, será realizado o 37º Seminário da Informação. O evento é organizado semestralmente pelos alunos da disciplina Estudo de Comunidades e de Usuários, ministrada pela professora Fátima Costa e ligada ao sexto semestre do curso de Biblioteconomia da UFC. O tema desta edição do evento será Usuários da Informação – Acessibilidade e Cidadania.

Herbenio de Souza Bezerra, estudante do sexto semestre de Biblioteconomia e membro da organização do Seminário, explica que o tema da edição foi escolhido com base nos debates e nos projetos desenvolvidos durante o decorrer da disciplina. “Nós lemos muitos textos sobre cidadania, discutimos muito o que significa a cidadania na modernidade, e como isso se relaciona com a questão da acessibilidade. Os projetos foram escolhidos com base nisso”, afirma o estudante.

Os projetos desenvolvidos na disciplina são muito importantes para o evento, que traz apresentações sobre os quatro temas abordados pelos alunos. Os assuntos são a acessibilidade da Biblioteca de Ciências Humanas para alunos surdos, a falta de informação sobre aparelhos da UFC, como o ônibus Intercampi e a Divisão Médica e Odontológica, e a troca de informações no Facebook de fãs de literatura fantástica.

Mas o evento não se resume apenas às apresentações dos estudantes da disciplina. Herbenio explica que a programação é bem mais ampla, “com mesas sobre estágios, sobre bolsas, e apresentações individuais de alunos do programa de pós-graduação. O final do evento vai ter uma mesa de alunos da UFC, usuários da informação, relatando suas próprias experiências com os assuntos abordados”, complementa.

37º Seminário da Acessibilidade
Data: 30 de novembro de 2017
Horário: 9h-12h, 14h-18h
Local: Auditório José Albano (Centro de Humanidades da UFC)