06/09/18

Revista da Educação abordou a gestão dos museus

Após o incêndio do Museu Nacional, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) vai abrir um edital de mais de R$ 25 milhões para a preservação e e conversação de museus no Brasil (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

No dia 20 de agosto de 2017, a 19ª edição da Revista da Educação apresentou uma reportagem sobre como funciona a gestão de um museu, além da sua importância enquanto centro de pesquisa e construção da história da humanidade. O conteúdo, produzido por Karine Nascimento, trouxe o depoimento de pessoas ligadas a esse espaço e que defendem a sua atividade e interação com as comunidades.

A temática vem à tona após o incêndio do Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, e considerado o mais importante do país. A instituição, que tinha mais de 200 anos de história, abrigava itens muito importantes para a construção da identidade brasileira e sul-americana. Dentre eles, estava presente Luzia, considerado o fóssil mais antigo já encontrado na América Latina, com cerca de 12.000 anos.

O incêndio do Museu Nacional trouxe um debate sobre a importância da preservação desses locais e de maiores investimentos na cultura. Aqui no Ceará, por exemplo, existem cerca 160 museus. Entretanto, apenas 113 possuem atividades regulares.

A Revista da Educação foi veiculada no dia 20 de agosto de 2017. O programa teve produção de Carolina Areal, apresentação de Carolina Areal e Caio Mota e colaboração dos estudantes de Jornalismo da UFC.

Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)
Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013
A radionovela foi resultado de uma parceria entre a Universitária FM, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto (Foto: Divulgação)
A mão que balança o bolso foi destaque em 2016