27/05/15

Rádiodocumentário sobre a história do Maracatu

O Maracatu é, sem dúvida, uma das mais singulares e importantes expressões culturais do Brasil. O cortejo tem origem africana e foi trazido para o Brasil pelos escravos, que buscavam uma forma de expressar suas raízes nas senzalas. Na sua essência, o Maracatu é um cortejo que celebra a coroação do Rei do Congo.

No Brasil, o surgimento dessa expressão cultural tem divergências quanto ao local de origem. Alguns estudiosos afirmam que o Maracatu tenha surgido na Bahia, enquanto antropólogos sugerem o cortejo tenha origem em Pernambuco. No Ceará, o Maracatu chega em meados do século XIX e teve como principal difusor a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos, em Fortaleza.

Ao final daquele século, a congada se espalhou por vários pontos da cidade. Só por volta de 1937 a tradição do Maracatu chegou oficialmente ao carnaval de Fortaleza, permanecendo até os dias atuais.

Em 1988, a Rádio Universitária trouxe ao ar, no programa Rádio Revista, um documentário sobre o surgimento do Maracatu no Brasil e a influência africana na cultura cearense. Produzido e apresentado por Liduína Oliveira, o programa apresentou um pouco sobre a rica história dessa expressão cultural.

Confira o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*