14/06/18

Rádio Debate discute identidade de gênero

Da esquerda para a direita: apresentador Marcos Robério, Kaio Lemos, Helena Vieira, Lú Sousa e a jornalista Raquel Chaves (Foto: Breno Reis/RUFM)

No dia 19 de agosto de 2015, o programa Rádio Debate discutiu sobre identidade de gênero e as experiências de pessoas transsexuais em Fortaleza. O programa contou com a participação de Lú Sousa, assistente social e pesquisadora em transexualidade; Kaio Lemos, estudante de Humanidades na Unilab; e Helena Vieira, transfeminista, escritora e pesquisadora em teoria Queer, formada em Gestão Pública e especializada em Filosofia da Linguagem.

No ano de 2018, foi aprovada pelo Superior Tribunal Federal (STF) a possibilidade de transgêneros alterarem o sexo e o nome no registro civil, sem precisar de autorização judicial. Dessa forma, o procedimento pode ser realizado em cartório.

Foi decidido também que, a partir das eleições deste ano, pessoas trans podem usar seu nome social nas candidaturas mesmo sem alteração no registro civil. Além disso, mulheres trans podem ser beneficiadas pela regra que exige um mínimo de 30% de candidaturas femininas nas eleições.

O programa Rádio Debate teve apresentação de Marcos Robério e Raquel Chaves, e produção de Raquel Chaves e Breno Reis.

Últimas postagens

O programa Ciência, Desafio da Terra contou com a presença das professoras Euterpe Barreto e Fátima Ramos Viana para falar sobre encontro de professores de língua inglesa (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)
Programa discute sobre ensino de línguas estrangeiras
Da esquerda para a direita: apresentador Marcos Robério, Kaio Lemos, Helena Vieira, Lú Sousa e a jornalista Raquel Chaves (Foto: Breno Reis/RUFM)
Rádio Debate discute identidade de gênero
A entrevista do dia 12 de novembro de 1987 discutiu a preservação e problemas de Canoa Quebrada (Foto: Reprodução/Internet)
Programa discute problemas de Canoa Quebrada
Projeto Oré Anacã participando da nona edição do Circuito UFC-Arte em 2017. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (Foto: Renan de Oliveira/UFC Arte)
Caminhos da Cultura debate a arte na universidade
O artilheiro Ronaldo erguendo a taça do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da Coreia e do Japão, em 2002 (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
A Copa pelos olhos de quem viu o Brasil campeão
Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

*