14/06/18

Rádio Debate discute identidade de gênero

Da esquerda para a direita: apresentador Marcos Robério, Kaio Lemos, Helena Vieira, Lú Sousa e a jornalista Raquel Chaves (Foto: Breno Reis/RUFM)

No dia 19 de agosto de 2015, o programa Rádio Debate discutiu sobre identidade de gênero e as experiências de pessoas transsexuais em Fortaleza. O programa contou com a participação de Lú Sousa, assistente social e pesquisadora em transexualidade; Kaio Lemos, estudante de Humanidades na Unilab; e Helena Vieira, transfeminista, escritora e pesquisadora em teoria Queer, formada em Gestão Pública e especializada em Filosofia da Linguagem.

No ano de 2018, foi aprovada pelo Superior Tribunal Federal (STF) a possibilidade de transgêneros alterarem o sexo e o nome no registro civil, sem precisar de autorização judicial. Dessa forma, o procedimento pode ser realizado em cartório.

Foi decidido também que, a partir das eleições deste ano, pessoas trans podem usar seu nome social nas candidaturas mesmo sem alteração no registro civil. Além disso, mulheres trans podem ser beneficiadas pela regra que exige um mínimo de 30% de candidaturas femininas nas eleições.

O programa Rádio Debate teve apresentação de Marcos Robério e Raquel Chaves, e produção de Raquel Chaves e Breno Reis.

Últimas postagens

Carlos Drumond de Andrade é considerado um dos poetas mais influentes do século XX e um dos nomes mais conhecidos da segunda fase do Modernismo Brasileiro (Foto: Reprodução/Internet)
Programa Café com Letra e os 70 anos de Drummond de Andrade
A lenda de exemplo foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão, quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932) (Foto: Reprodução/Internet)
A menina dos brincos de ouro no Era Uma Vez
Soldados das Forças Expedicionárias brasileira depois da Batalha de Monte Castelo (Foto: Exército Brasileiro)
Oficina de Emoções entrevistou ex-combatente da FEB
Francis Valle dirigiu Dom Fragoso e Trem da Alegria, além de ter lançado o EP Liberado ao lado de Alano Freitas (Foto: Tatiana Fortes)
Programa Perfil Musical teve a participação de Francis Vale
A jornalista Raquel Chaves, que participou da produção do programa Ação Contra a Aids, quando ainda era estudante (Foto: Arquivo Pessoal)
Universitária FM transmitiu série sobre Aids
Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

*