16/12/16

Pausa Musical especial 1981 – parte 5

Sede da Rádio Universitária FM, no bairro Benfica, em Fortaleza/CE.
(Foto: Junior Panela/CCSMI-UFC)

Em outubro de 2016, celebramos os 35 anos de fundação da Rádio Universitária FM 107,9 MHz. Como parte da programação comemorativa, na semana entre os dias 10 e 14 de outubro, o programa Pausa Musical trouxe uma série especial com fatos históricos e sucessos musicais do ano de 1981. A Rádio Universitária FM foi oficialmente criada em 15 de outubro naquele ano com o prefixo ZYC-407, vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O ano de 1981 teve fatos importantes no campo da música, em particular com vozes femininas da MPB, como o show Clara Mestiça, da cantora Clara Nunes (1942-1983), com direção de Bibi Ferreira e roteiro de Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós. No espetáculo, Clara interpretou grandes sucessos da época, como a canção Morena de Angola, de Chico Buarque. No mesmo ano, Rita Lee lançou o disco Saúde, e emplacou as canções Atlântida Banho de Espuma, composições dela em parceria com Roberto de Carvalho. Arco-íris Lápis de Cor, da cantora e compositora Fátima Guedes, Meu Dia de Graça, de Leci Brandão na voz de Alcione, e Dona dos teus olhos, de Humberto Teixeira na interpretação de Elba Ramalho são exemplos de outras canções que fizeram parte das programações de emissoras de rádio por todo o Brasil, incluindo a nossa Rádio Universitária FM.

O programa Pausa Musical de 14 de outubro de 2016 teve produção de Maura Mello e Marcos Almeida, apresentação de Tetê Carvalho, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima. Ouça o programa completo, dividido em dois blocos:

O mural "Eva", do Acidum Project, é um exemplo da arte não elitizada (Foto: Reprodução/Street Art Brasil)
Programa Opinião questiona o elitismo da arte
Atualmente o edifício São Pedro está no centro das discussões sobre preservação histórica de Fortaleza. Enquanto uns visam o tombamento, outros buscam sua demolição (Foto: Daniel Aragão)
Preservação histórica de Fortaleza no Centro de Debates
Augusto Bonequeiro se apresenta constantemente com o boneco Fuleiragem pelo Brasil (Foto: Reprodução/Internet)
Teatro de bonecos é destaque no programa Entrevista
Tudo o que se pode fazer em prol da saúde antes de que qualquer doença se instale é considerado como medicina preventiva (Foto: Reprodução/Internet)
A saúde da gente e a prevenção de doenças
A história cearense está marcada pela triste realidade de extermínio indígena (Foto: Reprodução/Internet)
A história do índio cearense no Coisas Nossas