30/11/16

Pausa Musical especial 1981 – parte 3

Sede da Rádio Universitária FM, no bairro Benfica, em Fortaleza/CE.
(Foto: Junior Panela/CCSMI-UFC)

Em outubro de 2016, celebramos os 35 anos de fundação da Rádio Universitária FM 107,9 MHz. Como parte da programação comemorativa, na semana entre os dias 10 e 14 de outubro, o programa Pausa Musical trouxe uma série especial com fatos históricos e sucessos musicais do ano de 1981. Essa mesma série será publicada integralmente em cinco partes nas próximas semanas na seção Memória deste site. A Rádio Universitária FM foi oficialmente criada em 15 de outubro naquele ano com o prefixo ZYC-407, vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O ano de 1981 teve alguns fatos históricos marcantes, como o casamento da Princesa Diana e do Príncipe Charles, da Família Real Britânica, o primeiro título do piloto Nelson Piquet como campeão mundial da Fórmula Um, e o último show da cantora Elis Regina (1945-1982). No mesmo ano, também foram lançados vários discos importantes da música nacional, como Traduzir-se, de Fagner, Almanaque, de Chico Buarque, e Fantasia, de Gal Costa. Entre os principais sucessos da música brasileira tocados nas rádios do mesmo ano, estão as canções Trem Azul, de Lô Borges e Ronaldo Bastos na voz de Elis Regina, Santa Clara clareou, de Jorge Ben Jor, e Maravida, de Gonzaguinha, interpretada por Maria Bethânia.

O programa Pausa Musical de 12 de outubro de 2016 teve produção de Maura Mello e Marcos Almeida, apresentação de Tetê Carvalho, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima. Ouça o programa completo, dividido em dois blocos:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro