21/11/16

Pausa Musical especial 1981 – parte 1

Sede da Rádio Universitária FM, no bairro Benfica, em Fortaleza/CE.
(Foto: Junior Panela/CCSMI-UFC)

Em outubro de 2016, celebramos os 35 anos de fundação da Rádio Universitária FM 107,9 MHz. Como parte da programação comemorativa, na semana entre os dias 10 e 14 de outubro, o programa Pausa Musical trouxe uma série especial com fatos históricos e sucessos musicais do ano de 1981. Essa mesma série será publicada integralmente em cinco partes nas próximas semanas na seção Memória deste site. A Rádio Universitária FM foi oficialmente criada em 15 de outubro naquele ano com o prefixo ZYC-407, vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e à Universidade Federal do Ceará. Na época, as transmissões da emissora eram sintonizadas na frequência FM 107,5 MHz.

A Universitária FM foi inaugurada com uma transmissão ao vivo no Auditório da Reitoria da UFC, no campus Benfica. A comunidade universitária estava dividida em relação ao projeto inicial da emissora, se seria um laboratório experimental de produção para os alunos do curso de Comunicação Social ou uma emissora de rádio educativa e cultural. Ao longo das três décadas seguintes, a Universitária FM se consolidou como uma das emissoras de maior prestígio e credibilidade na radiofonia cearense.

Pausa Musical prestou homenagem a personagens das artes e da cultura, a exemplo do radialista cearense José Cabral de Araújo e do escritor Herman Lima, autor de Tigipió e História da caricatura no Brasil, falecidos em 1981, assim como o ator e diretor Amácio Mazzaropi (1912-1981) e o cineasta Glauber Rocha (1939-1981). Entre os principais sucessos da música brasileira tocados nas rádios do mesmo ano, estão as canções Bem Simples, de Ricardo Feghali, com o grupo Roupa Nova; Planeta Água, de Guilherme Arantes; Daquilo que eu sei, de Ivan Lins e Vítor Martins; e Emoções, de Roberto e Erasmo Carlos.

O programa Pausa Musical de 10 de outubro de 2016 teve produção de Maura Mello e Marcos Almeida, apresentação de Tetê Carvalho, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima. Ouça o programa completo, dividido em dois blocos:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*