20/09/17

A história do índio cearense no Coisas Nossas

A história cearense está marcada pela triste realidade de extermínio indígena (Foto: Reprodução/Internet)

Em 31 de janeiro de 1983, o programa Coisas Nossas tratou da questão indígena no território cearense. A professora e escritora Fátima Mendes foi a convidada do locutor Benito Melo para debater a transformação do índio na história do Ceará. Esta rica conversa que tratou de temas como antropofagia, romantismo, culinária e demarcação de terras, ainda se mostra bastante atual e é o tema da seção Memória desta semana.

Fátima explica como o contato inicial da cultura indígena com os homens brancos influenciou o panorama social da época. "Os livros históricos atestam que o estado cearense foi onde houve o maior extermino de índios", aponta a escritora. Cometidos pelo colonizador europeu, estes assassinatos em massa transformaram a relação entre os nativos cearenses e as novas sociedades que iam surgindo.

O constante assassinato de seu povo e expropriação de suas terras fez com que um grande número de nativos perdessem parte de sua identidade social. Apesar de dar nome à ruas, riachos e cidades, a herança indígena no Ceará foi menosprezada e esquecida em muitos aspectos. Segundo a escritora, este processo de negação étnica faz com que descendentes diretos de índios não se reconheçam como tal e, inclusive, tenham vergonha de seus traços.

A convidada também traz o argumento de que a demarcação de territórios indígenas é essencial para a sociedade. "Sem terra, o índio não sobrevive. Ele passa a se desestruturar, perde a cultura e os valores", afirma. O respeito ao solo é uma base fundamental da crença indígena que acredita em uma relação de troca saudável e próspera entre humanos e os elementos da natureza.

Com o passar dos séculos, os nativos cearenses viram suas comunidades serem transformadas à força em pastos e plantações de monocultura. Esta guerra extermina histórias, culturas e existências. Em resposta, a identidade indígena é atravessada por um escudo de força e resistência que defende os ataques do homem branco e busca igualdade étnica. A sociedade em geral tem uma dívida a pagar aos nativos cearenses e não será nenhum 19 de abril que resolverá a questão.

O programa Coisas Nossas com o tema O Que Há De Índio em Nós foi veiculado no dia 31 de janeiro de 1983, com produção e apresentação de Benito Melo e operação de áudio de A. C. Gomes.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)