23/01/17

Mundo do Trabalho com Djacy Oliveira

(Foto: Filipe Pereira)

Esta semana, a seção Memória do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz traz a reprise da primeira edição do ano do programa Mundo do Trabalho, em homenagem ao radialista, produtor e apresentador Djacy Oliveira (1964-2017). Nos últimos quatro anos, com transmissões aos sábados de 7 às 8h da manhã pela Universitária FM, o programa Mundo do Trabalho abordou temas ligados à política, economia, cultura e sociedade sob uma ótica progressista, em especial sobre conquistas, lutas históricas e direitos da classe trabalhadora. Os debates do programa ainda contavam com a participação de membros de sindicatos, organizações não-governamentais e integrantes de movimentos sociais.

O programa do último dia 7 de janeiro foi dividido em dois blocos, e teve como convidados o professor Eudes Bayma e a advogada e militante feminista Marty Silva, e mediação de Djacy Oliveira. No primeiro bloco, os convidados analisaram o resultado das eleições norte-americanas de novembro de 2016, quando o empresário e candidato do Partido Republicano Donald Trump venceu a senadora e ex-secretária de Estado Hillary Clinton. Além de representar o momento de ascensão de forças políticas conservadoras ao redor do mundo, a vitória de Trump para a presidência dos Estados Unidos traz efeitos e incertezas para as relações internacionais e a globalização. O programa polêmico de Trump é composto por medidas de protecionismo, controle de imigração e revisão ou cancelamento de acordos comerciais, como o Nafta e a Parceria Transpacífico, tratados militares como a OTAN, e diplomáticos, a exemplo da última Convenção do Clima sobre aquecimento global ratificada em Paris (2015).

No segundo bloco, as análises de conjuntura se voltam para o atual momento das reformas trabalhista e previdenciária em curso no Brasil, encampadas pelo governo do presidente Michel Temer. Ambas as reformas iniciadas pelo Executivo após o impeachment de Dilma Rousseff têm encontrado ressonância na grande mídia, no Legislativo e no Judiciário, apesar da resistência de alguns setores da sociedade e de forças de esquerda. Os convidados discutem sobre as novas propostas de que as negociações entre empregadores e trabalhadores possam valer em detrimento dos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em assuntos como jornada de trabalho, férias, 13º salário, o que pode gerar precarização e perda de direitos trabalhistas. Sobre as propostas de reforma da Previdência, os convidados discutem as novas propostas do governo, como a idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres, equiparação dos direitos e benefícios dos trabalhadores do setores público e privado, à exceção dos militares, e aumento do tempo de contribuição para 49 anos para o acesso a 100% dos benefícios da aposentadoria.

O programa Mundo do Trabalho de 7 de janeiro de 2017 teve produção e apresentação de Djacy Oliveira, e operação de áudio de Nonato Alves. Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*