13/09/18

José Martí foi destaque no Cancioneiro Latino-Americano

Monumento na cidade de Havana, em Cuba, dedicado ao escritor, poeta e jornalista José Martí (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 5 de junho de 1982,  o escritor, poeta e jornalista José Martí foi tema do programa Cancioneiro Latino-Americano. O apresentador e professor Alberto Magno Avelar contou a história de José Martí, apresentou trechos de suas obras e reproduziu os seus poemas musicados, como Guantanamera, interpretada pelo grupo Raíces de América.

José Martí foi peça fundamental para a independência de Cuba. Escreveu diversos jornais e panfletos de cunho separatista. Além disso, fundou o Partido Revolucionário Cubano (PRC) e planejou a Guerra Necessária, a última das três guerras pela independência de Cuba. Morreu aos 42 anos, em 1845, em um confronto contra soldados espanhóis.

O Cancioneiro Latino Americano  foi veiculado no dia 5 de junho de 1982. O programa teve produção e apresentação do professor Alberto Magno Avelar.

Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)
Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013
A radionovela foi resultado de uma parceria entre a Universitária FM, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto (Foto: Divulgação)
A mão que balança o bolso foi destaque em 2016