13/09/18

José Martí foi destaque no Cancioneiro Latino-Americano

Monumento na cidade de Havana, em Cuba, dedicado ao escritor, poeta e jornalista José Martí (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 5 de junho de 1982,  o escritor, poeta e jornalista José Martí foi tema do programa Cancioneiro Latino-Americano. O apresentador e professor Alberto Magno Avelar contou a história de José Martí, apresentou trechos de suas obras e reproduziu os seus poemas musicados, como Guantanamera, interpretada pelo grupo Raíces de América.

José Martí foi peça fundamental para a independência de Cuba. Escreveu diversos jornais e panfletos de cunho separatista. Além disso, fundou o Partido Revolucionário Cubano (PRC) e planejou a Guerra Necessária, a última das três guerras pela independência de Cuba. Morreu aos 42 anos, em 1845, em um confronto contra soldados espanhóis.

O Cancioneiro Latino Americano  foi veiculado no dia 5 de junho de 1982. O programa teve produção e apresentação do professor Alberto Magno Avelar.

Últimas postagens

Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)
Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013
A radionovela foi resultado de uma parceria entre a Universitária FM, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto (Foto: Divulgação)
A mão que balança o bolso foi destaque em 2016
A série de programas UFC Sustentável foi ao ar durante os intervalos da programação da Universitária, em 2015 (Foto: Reprodução/Internet)
Uso eficiente da energia no programa UFC Sustentável
Raimundo Viana canta o cordel "O homem da vaca e o poder da fortuna" (Foto: Reprodução/Internet)
Cordel por Raimundo Viana no Reouvindo o Nordeste
Nos dias 18 e 19 de maio de 2019, o Grupo Paideia oferta a disciplina Mitos Homéricos: Odisseia, parte da Especialização em Mitologia Greco-romana, realizada em parceria com o Instituto Dédalus (Foto: Reprodução/Internet)
Mitologia clássica e contemporânea no Rádio Debate
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*