13/09/18

José Martí foi destaque no Cancioneiro Latino-Americano

Monumento na cidade de Havana, em Cuba, dedicado ao escritor, poeta e jornalista José Martí (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 5 de junho de 1982,  o escritor, poeta e jornalista José Martí foi tema do programa Cancioneiro Latino-Americano. O apresentador e professor Alberto Magno Avelar contou a história de José Martí, apresentou trechos de suas obras e reproduziu os seus poemas musicados, como Guantanamera, interpretada pelo grupo Raíces de América.

José Martí foi peça fundamental para a independência de Cuba. Escreveu diversos jornais e panfletos de cunho separatista. Além disso, fundou o Partido Revolucionário Cubano (PRC) e planejou a Guerra Necessária, a última das três guerras pela independência de Cuba. Morreu aos 42 anos, em 1845, em um confronto contra soldados espanhóis.

O Cancioneiro Latino Americano  foi veiculado no dia 5 de junho de 1982. O programa teve produção e apresentação do professor Alberto Magno Avelar.

Últimas postagens

As novelas deram ao rádio seus maiores índices de audiência, na década de 1940 ( Foto: Divulgação/Internet)
A História do Rádio Teatro no Brasil
A cidade de Vicenza se localiza na Ragião Norte da Itália. Ela é conhecida mundialmente pela sua arquitetura de origem renascentista, tendo o seu Centro tombado como Patrimônio da Humanidade da Unesco (Foto: Reprodução/Chicco Dodi)
Geografia Musicale Italiana abordou cidade de Vicenza
Baía dos Porcos, praia pertencente ao arquipélago de Fernando de Noronha. Em 2013 e 2014 foi eleita a praia mais bonita do litoral brasileiro pelo Guia Quatro Rodas (Foto: Eduardo Murici)
Programa apresenta Ilhas de Marajó e Fernando de Noronha
O clássico infantil Alice no País das Maravilhas foi adaptado para uma animação pela Disney em 1951 (Foto: Reprodução/Internet)
Era Uma Vez visitou o País das Maravilhas
As origens da música country são a música tradicional da classe trabalhadora americana, que misturava canções populares e melodias celtas e irlandesas, baladas tradicionais inglesas, canções de cowboy e várias tradições musicais de imigrantes europeus (Foto: Reprodução/ Internet)
Programa tocou sucessos da música country estadunidense
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*