15/08/16

História dos Jogos Olímpicos

Foto: Divulgação

Nesta semana, em meio à intensa programação dos Jogos Rio 2016, a seção Memória do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz discute aspectos históricos, sociais, culturais e políticos dos Jogos Olímpicos. Portanto, pensemos não apenas sobre o instante fugaz da 31ª edição desse evento, que ocorre pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, mas levemos a reflexão para a complexidade das relações entre esporte, política e história.

As Olimpíadas surgiram na Grécia durante a Antiguidade Clássica, e eram um evento esportivo, religioso e cívico relevante para a civilização grega. As edições modernas dos Jogos se inspiraram na tradição helênica, e foram iniciadas em 1896, também em Atenas. Isso foi possível graças a pessoas como o pedagogo e historiador francês Pierre de Frèdy (1863-1937), o Barão de Coubertin, um dos fundadores do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.

Em 27 de julho deste ano, o programa Rádio Debate discutiu a História dos Jogos Olímpicos, com a participação do historiador, professor e escritor Airton de Farias. A obra é fruto de uma pesquisa de um ano e meio do autor, que, em 2014, também publicou o livro Uma História das Copas do Mundo, com ênfase nos torneios de futebol organizados pela FIFA.

Ao longo do programa, o convidado comenta as várias fases históricas da realização das Olimpíadas. No final do século XIX, o esporte era aristocrático, amador e envolvia o espírito nacionalista de países europeus. Durante o século XX, houve forte influência de acontecimentos geopolíticos, como as duas guerras mundiais, e a Guerra Fria. No início do século XXI, são características importantes a profissionalização dos atletas, a formatação do esporte como produto, e a cobertura em tempo real dos meios de comunicação.

O Rádio Debate de 27 de julho de 2016 teve produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.

Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro