01/06/17

Eça de Queiroz no Coisas Nossas

O Memória desta semana traz uma encenação do conto Suave Milagre, de Eça de Queiroz, no programa Coisas Nossas.  A história, publicada originalmente na Revista Moderna em 1898 e depois relançada no livro Contos, em 1902, conta a história de um profeta e a repercussão dos seus feitos por todo a nação de Israel. No conto, uma mãe e seu filho, pobres e doentes, anseiam pela visita do homem que traz a promessa de tirá-los daquela situação.

Eça de Queiroz, autor do conto, nasceu em 25 de novembro de 1845, em Portugal. Foi um dos maiores nomes da literatura portuguesa e um dos mais importantes romancistas do mundo, além de ter escrito diversos contos. Sempre apresentando uma visão crítica sobre a sociedade em suas obras, ele é conhecido por romances como O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias.

Esta edição do programa Coisas Nossas teve apresentação de Almir Pedreira, direção de Dori Sampaio e operação de áudio de Paulo Frazão. A adaptação foi feita por Ivonilo Praciano. Confira na íntegra:

O jornalista Tárik de Souza é um dos grandes nomes da crítica musical brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
Música e poesia no Café com Letra
Além da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Martins Filho fundou a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA) (Foto: Reprodução/Internet)
Martins Filho: Uma trajetória de vida dedicada à educação
O mural "Eva", do Acidum Project, é um exemplo da arte não elitizada (Foto: Reprodução/Street Art Brasil)
Programa Opinião questiona o elitismo da arte
Atualmente o edifício São Pedro está no centro das discussões sobre preservação histórica de Fortaleza. Enquanto uns visam o tombamento, outros buscam sua demolição (Foto: Daniel Aragão)
Preservação histórica de Fortaleza no Centro de Debates
Augusto Bonequeiro se apresenta constantemente com o boneco Fuleiragem pelo Brasil (Foto: Reprodução/Internet)
Teatro de bonecos é destaque no programa Entrevista