01/02/18

Ebulição sonora de Cátia de França no programa Entrevista

Em 2018, Cátia de França vai lançar um novo álbum, intitulado Hóspede da Natureza. Na foto, a artista se apresenta ao lado de Juliano Holanda, em 2017, em Olinda (PE) (Foto: Heder Novaes)

No dia 13 de fevereiro de 2018, Cátia de França comemora 71 anos de vida. A cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana segue na carreira musical há quase 40 anos, encantando antigos e novos públicos.

O LP 20 palavras ao redor do sol, um clássico da Música Regional Brasileira, foi lançado em 1979 e projetou Cátia de França por todo o Brasil. Agora, com a internet, novas gerações tem acesso à música e ao talento de Cátia de França, que já teve suas canções gravadas por Elba Ramalho, Xangai, Jackson do Pandeiro e Marinês.

Em setembro de 1994, a artista participou do 3º Festival Chama no município de Crato (CE) e conversou com a jornalista Eleuda de Carvalho. Durante o bate-papo, Cátia de França falou sobre o cenário musical da época e da importância de circular pelo país com sua música. “Nós somos um governo musical paralelo, porque o estabelecido não é bem a vontade da maioria”, comenta. A artista relatou ainda a experiência de ser mulher, negra, nordestina e descendente indígena e ter que batalhar para fazer carreira musical no sudeste do Brasil.

À época, Cátia de França já falava sobre a importância de regularizar a mídia e acabar com os monopólios de comunicação, um assunto que permanece atual e sem grandes avanços. "As rádios universitárias são uma resistência ao sistema. Vai ser necessário mudar o pensamento de Brasília, porque quando você elege um presidente que mexe nesse monopólio, que diz o que a gente tem que escutar, aí sim vão ter rádios mais nacionais, mais brasileiras, dando valor ao que é de dentro", reforça Cátia de França.

O programa Entrevista com participação de Cátia de França foi veiculado 27 de setembro de 1994, com produção e apresentação de Eleuda de Carvalho e operação de áudio de Franzé Rodrigues.

Últimas postagens

Lourival Batista é um dos 300 repentistas registrados na Antologia Ilustrada dos Cantadores (Foto: Instituto Lourival Batista/Divulgação)
Programa Manifestações Culturais valoriza a tradição oral
O cantor e compositor Pierre Akendegué também é conhecido como "poeta cantador" (Foto: Reprodução/Internet)
A cultura de um povo no programa Vozes da África
A Abrasco revelou em Dossiê sobre agrotóxicos, de 2015, que o brasileiro consome, por meio dos alimentos, 7,3 litros de pesticidas por ano (Foto: Reprodução/Internet)
Ciência, Desafio da Terra debate o uso de agrotóxicos
O programa Ciência, Desafio da Terra contou com a presença das professoras Euterpe Barreto e Fátima Ramos Viana para falar sobre encontro de professores de língua inglesa (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)
Programa discute sobre ensino de línguas estrangeiras
Da esquerda para a direita: apresentador Marcos Robério, Kaio Lemos, Helena Vieira, Lú Sousa e a jornalista Raquel Chaves (Foto: Breno Reis/RUFM)
Rádio Debate discute identidade de gênero
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*