01/02/18

Ebulição sonora de Cátia de França no programa Entrevista

Em 2018, Cátia de França vai lançar um novo álbum, intitulado Hóspede da Natureza. Na foto, a artista se apresenta ao lado de Juliano Holanda, em 2017, em Olinda (PE) (Foto: Heder Novaes)

No dia 13 de fevereiro de 2018, Cátia de França comemora 71 anos de vida. A cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana segue na carreira musical há quase 40 anos, encantando antigos e novos públicos.

O LP 20 palavras ao redor do sol, um clássico da Música Regional Brasileira, foi lançado em 1979 e projetou Cátia de França por todo o Brasil. Agora, com a internet, novas gerações tem acesso à música e ao talento de Cátia de França, que já teve suas canções gravadas por Elba Ramalho, Xangai, Jackson do Pandeiro e Marinês.

Em setembro de 1994, a artista participou do 3º Festival Chama no município de Crato (CE) e conversou com a jornalista Eleuda de Carvalho. Durante o bate-papo, Cátia de França falou sobre o cenário musical da época e da importância de circular pelo país com sua música. “Nós somos um governo musical paralelo, porque o estabelecido não é bem a vontade da maioria”, comenta. A artista relatou ainda a experiência de ser mulher, negra, nordestina e descendente indígena e ter que batalhar para fazer carreira musical no sudeste do Brasil.

À época, Cátia de França já falava sobre a importância de regularizar a mídia e acabar com os monopólios de comunicação, um assunto que permanece atual e sem grandes avanços. "As rádios universitárias são uma resistência ao sistema. Vai ser necessário mudar o pensamento de Brasília, porque quando você elege um presidente que mexe nesse monopólio, que diz o que a gente tem que escutar, aí sim vão ter rádios mais nacionais, mais brasileiras, dando valor ao que é de dentro", reforça Cátia de França.

O programa Entrevista com participação de Cátia de França foi veiculado 27 de setembro de 1994, com produção e apresentação de Eleuda de Carvalho e operação de áudio de Franzé Rodrigues.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*