01/02/18

Ebulição sonora de Cátia de França no programa Entrevista

Em 2018, Cátia de França vai lançar um novo álbum, intitulado Hóspede da Natureza. Na foto, a artista se apresenta ao lado de Juliano Holanda, em 2017, em Olinda (PE) (Foto: Heder Novaes)

No dia 13 de fevereiro de 2018, Cátia de França comemora 71 anos de vida. A cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana segue na carreira musical há quase 40 anos, encantando antigos e novos públicos.

O LP 20 palavras ao redor do sol, um clássico da Música Regional Brasileira, foi lançado em 1979 e projetou Cátia de França por todo o Brasil. Agora, com a internet, novas gerações tem acesso à música e ao talento de Cátia de França, que já teve suas canções gravadas por Elba Ramalho, Xangai, Jackson do Pandeiro e Marinês.

Em setembro de 1994, a artista participou do 3º Festival Chama no município de Crato (CE) e conversou com a jornalista Eleuda de Carvalho. Durante o bate-papo, Cátia de França falou sobre o cenário musical da época e da importância de circular pelo país com sua música. “Nós somos um governo musical paralelo, porque o estabelecido não é bem a vontade da maioria”, comenta. A artista relatou ainda a experiência de ser mulher, negra, nordestina e descendente indígena e ter que batalhar para fazer carreira musical no sudeste do Brasil.

À época, Cátia de França já falava sobre a importância de regularizar a mídia e acabar com os monopólios de comunicação, um assunto que permanece atual e sem grandes avanços. "As rádios universitárias são uma resistência ao sistema. Vai ser necessário mudar o pensamento de Brasília, porque quando você elege um presidente que mexe nesse monopólio, que diz o que a gente tem que escutar, aí sim vão ter rádios mais nacionais, mais brasileiras, dando valor ao que é de dentro", reforça Cátia de França.

O programa Entrevista com participação de Cátia de França foi veiculado 27 de setembro de 1994, com produção e apresentação de Eleuda de Carvalho e operação de áudio de Franzé Rodrigues.

Carlos Drumond de Andrade é considerado um dos poetas mais influentes do século XX e um dos nomes mais conhecidos da segunda fase do Modernismo Brasileiro (Foto: Reprodução/Internet)
Programa Café com Letra e os 70 anos de Drummond de Andrade
A lenda de exemplo foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão, quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932) (Foto: Reprodução/Internet)
A menina dos brincos de ouro no Era Uma Vez