19/10/16

Documentário especial dos 35 anos da Rádio Universitária FM

Sede da Rádio Universitária FM, no Campus Benfica, em Fortaleza.
(Foto: Junior Panela/CCSMI-UFC)

Nesta semana, a seção Memória do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz apresenta o radiodocumentário No Ar, a Sintonia da Terra - 35 anos da Rádio Universitária FM (1981-2016), produzido especialmente para o aniversário de 35 anos da emissora, comemorado no último sábado, 15 de outubro. A data é simbólica: coincide com o Dia do Professor, e reforça o papel da Universitária FM como rádio pública e educativa.

O documentário recupera documentos sonoros dos anos iniciais da Rádio Universitária FM, como trechos de programas e vinhetas da época, e as mensagens de abertura e encerramento das transmissões diárias da emissora. Além de contar a história da rádio em primeira pessoa, em um tom íntimo e confessional, a narrativa reúne depoimentos de gestores, radialistas, jornalistas, produtores e bolsistas, que construíram na casa suas trajetórias profissionais e contribuíram com a consolidação da Universitária FM como uma das emissoras de rádio de maior prestígio e reconhecimento do Ceará. Desde o início dos anos 1980, no contexto político da redemocratização e do final de vinte anos de regime autoritário no Brasil, até a segunda década do século XXI, as falas dos entrevistados iluminam percursos dessa caminhada de 35 anos.

O documentário No Ar, a Sintonia da Terra - 35 anos da Rádio Universitária FM de 15 de outubro de 2016 teve apresentação de Carolina Areal, produção de Carolina Areal, Claryce Oliveira, Mateus Facundo, Victor Comenho e Michel Miron e edição de Caio Mota.

Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*