19/04/17

Direitos das mulheres no Opinião

O Memória desta semana, da Rádio Universitária FM, disponibiliza a edição do Opinião que foi ao ar no dia 12 de março de 1983. O programa contou com apresentação de Ricardo Guilherme e teve Rosa da Fonseca como convidada. Com o tema “A mulher e sua condição na sociedade contemporânea do Brasil”, a conversa entre os dois tocou em importantes pontos sobre política e conquistas sociais no estado do Ceará e no país.

À época, a ex-vereadora Rosa da Fonseca organizava o II Congresso da Mulher Cearense na Universidade Federal do Ceará (UFC), evento que se propôs a discutir pautas sobre a condição das mulheres em diversos espaços. Reunir mulheres, sensibilizá-las e coloca-las em contato com diferentes experiências foram alguns dos objetivos do congresso. Segundo Rosa, um dos principais intuitos era avançar na luta.

Na entrevista, a militante também discorre sobre outras problemáticas relacionadas às mulheres e cita diversos exemplos, como a objetificação do corpo feminino, as diferenças salariais entre homens e mulheres, a submissão feminina dentro do casamento e a violência sexual. Anos depois, estes temas continuam sendo amplamente debatidos e problematizados por grupos feministas.

O programa Opinião com o tema “A mulher e sua condição na sociedade contemporânea do Brasil” foi ao ar no dia 12 de março de 1983, contou com a apresentação de Ricardo Guilherme, produção do Maria Tereza Garcia e operação de áudio de Paulo Frazão. Ouça na íntegra:

De acordo com Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), 8.000 km² foram desmatados entre 2015 e 2016 (Foto: Reprodução/Internet)
Preservação da Amazônia no Ecologia sem Fronteiras
Rita Lee é uma das mulheres mais importantes para a história da música brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
A Mulher ao Longo da História
O Campo do Prado (Benfica) recebeu a primeira partida do Campeonato Cearense transmitida pela Ceará Rádio Clube (Foto: Arquivo Nirez)
A História do Rádio no Ceará – Parte 2
A Ceará Rádio Clube foi a primeira rádio oficial de Fortaleza (Foto: Reprodução/Internet)
A História do Rádio no Ceará – Parte 1
Ator, cineastra e teatrólogo Zózimo Bulbul (Foto: Reprodução/Internet).
A arte negra no Café com Letra