19/04/17

Direitos das mulheres no Opinião

O Memória desta semana, da Rádio Universitária FM, disponibiliza a edição do Opinião que foi ao ar no dia 12 de março de 1983. O programa contou com apresentação de Ricardo Guilherme e teve Rosa da Fonseca como convidada. Com o tema “A mulher e sua condição na sociedade contemporânea do Brasil”, a conversa entre os dois tocou em importantes pontos sobre política e conquistas sociais no estado do Ceará e no país.

À época, a ex-vereadora Rosa da Fonseca organizava o II Congresso da Mulher Cearense na Universidade Federal do Ceará (UFC), evento que se propôs a discutir pautas sobre a condição das mulheres em diversos espaços. Reunir mulheres, sensibilizá-las e coloca-las em contato com diferentes experiências foram alguns dos objetivos do congresso. Segundo Rosa, um dos principais intuitos era avançar na luta.

Na entrevista, a militante também discorre sobre outras problemáticas relacionadas às mulheres e cita diversos exemplos, como a objetificação do corpo feminino, as diferenças salariais entre homens e mulheres, a submissão feminina dentro do casamento e a violência sexual. Anos depois, estes temas continuam sendo amplamente debatidos e problematizados por grupos feministas.

O programa Opinião com o tema “A mulher e sua condição na sociedade contemporânea do Brasil” foi ao ar no dia 12 de março de 1983, contou com a apresentação de Ricardo Guilherme, produção do Maria Tereza Garcia e operação de áudio de Paulo Frazão. Ouça na íntegra:

O jornalista Tárik de Souza é um dos grandes nomes da crítica musical brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
Música e poesia no Café com Letra
Além da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Martins Filho fundou a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA) (Foto: Reprodução/Internet)
Martins Filho: Uma trajetória de vida dedicada à educação
O mural "Eva", do Acidum Project, é um exemplo da arte não elitizada (Foto: Reprodução/Street Art Brasil)
Programa Opinião questiona o elitismo da arte
Atualmente o edifício São Pedro está no centro das discussões sobre preservação histórica de Fortaleza. Enquanto uns visam o tombamento, outros buscam sua demolição (Foto: Daniel Aragão)
Preservação histórica de Fortaleza no Centro de Debates
Augusto Bonequeiro se apresenta constantemente com o boneco Fuleiragem pelo Brasil (Foto: Reprodução/Internet)
Teatro de bonecos é destaque no programa Entrevista