12/04/17

A Saúde da Gente informa maneiras para evitar a dengue

Formas de impedir que larvas do mosquito da dengue cresçam foram pauta do Saúde da Gente (Foto: Reprodução/Internet)

A seção Memória desta semana, da Rádio Universitária FM, disponibiliza a edição do A Saúde da Gente que foi ao ar no dia 4 de dezembro de 1994, abordando a dengue e os cuidados que devem ser tomados para que esta doença seja prevenida.

Em seu primeiro bloco, o programa explica como a dengue pode ser contraída e as formas de evitá-la, além dos sintomas da doença. Na segunda parte, acontece uma dramatização, em que radioatores encenam um encontro entre amigos cujo assunto da conversa é a dengue. Nesta parte, as precauções que devem ser adotadas são mais uma vez informadas, porém de maneira mais informal.

A dengue é um problema antigo da saúde pública brasileira. Com relatos sobre a doença que remontam ao começo do século XX, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da patologia, também causava preocupação por transmitir a febre amarela. Ao longo dos anos, o mosquito da dengue se espalhou por todo o território nacional e, anualmente, causa surtos da doença.

Recentemente, outras duas doenças transmitidas pelo o Aedes aegypti foram descobertas: a zika e a chikungunya. A primeira, apesar de causar febres mais leves, pode trazer problemas relacionados ao sistema neurológico, e a segunda é caracterizada por dores nas articulações.

O programa A Saúde da Gente era parte de uma parceria entre a Universitária FM, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e a Escola de Saúde Pública do Ceará. Seu objetivo era informar sobre saúde de forma didática, e a transmissão ocorria em todo o Ceará, com a ajuda de outras rádios.

Esta edição do dia 4 de dezembro de 1994 contou com apresentação de Cida de Sousa e Fábio Queiroz, roteiro de Leonam Gomes e Luiza de Teodoro, interpretações de Chico Alvez, Graça Freitas e Tereza Neuma Gurgel e sonoplastia de Paulo Roberto Frazão. Ouça na íntegra:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro