11/10/17

A saúde da gente e a prevenção de doenças

Tudo o que se pode fazer em prol da saúde antes de que qualquer doença se instale é considerado como medicina preventiva (Foto: Reprodução/Internet)

Já diz o famoso ditado: é melhor prevenir do que remediar. E foi pensando exatamente neste dizer do povo que, em 20 de novembro de 1994, Cida de Sousa e Geraldo Oliveira apresentaram o primeiro A Saúde da Gente com o tema Prevenção de Doenças, um programa destinado a agentes de saúdes e a "todas as pessoas que se interessam pela melhoria das condições de vida". Quem debate o tema é o jornalista Leonan Gomes e a jornalista Luísa de Teodoro.

O programa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Fortaleza e a Rádio Universitária FM e tinha o intuito de criar grupos de audiência, principalmente, no Ceará. A ideia era de que a comunidade se reunisse, escutasse o programa e discutisse entre si as questões que foram veiculadas, a fim de disseminar hábitos de vida saudáveis para a população.

Em um primeiro momento, os apresentadores explicam que com a evolução da saúde se percebeu que a "doença é uma questão não só do corpo, mas da mente e do ambiente", como explica Leonan. A maneira velha de fazer medicina dizia que as pessoas deveriam tratar das doenças quando aparecessem os primeiros sintomas. Já os novos meios de se proteger das mazelas da saúde se relacionam com a percepção de que tipo de vida o indivíduo leva e o que certos hábitos, como fumar e beber, podem causar a longo prazo.

Outro aspecto da medicina preventiva se relaciona à saúde do pensamento. Para um efetivo bem estar do indivíduo é necessário uma harmonia entre a mente e o corpo. Segundo o que foi discutido no programa, a pessoa que só pensa coisas ruins e anda sempre com raiva tem mais facilidade de ficar doente. Praticar hábitos saudáveis e acreditar na alegria de viver é essencial para quem busca uma boa saúde, já que, como afirmou Leonan Gomes, nosso primeiro médico somos nós mesmos.

O programa A Saúde da Gente com o tema Prevenção de Deonças foi veiculado no dia 20 de novembro de 1994, com apresentação de Cida de Sousa, Geraldo Oliveira e Fábio Queiroz; produção de Luísa de Teodoro e Leonan Gomes; dramatização de Chico Alves, Graça Freitas e Rodger Rogério; e operação de áudio de Paulo Frazão.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)