03/08/17

A Mulher ao Longo da História

Rita Lee é uma das mulheres mais importantes para a história da música brasileira (Foto: Reprodução/Internet)

Cor de Rosa Choque
Rita Lee e Roberto de Carvalho

Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso
De quem nada quer...

Sexo frágil
Não foge à luta
E nem só de cama
Vive a mulher...

Nesta semana, a seção Memória viaja ao dia 22 de fevereiro de 1987, quando o
programa Caminhos da Cultura apresentou o tema A Mulher ao Longo da História. Com locução de Marta Aurélia e produção de Fátima Mendes, o programa traça a trajetória feminina das sociedades primitivas até aquela data.

Durante o especial, músicas brasileiras que cantam a vida da mulher podem ser escutadas constantemente. Por ter sido lançado no fim da década de 1980, as referências musicais e literárias utilizadas são majoritariamente produzidas por homens. Em um Brasil do passado, onde o machismo e a misoginia eram ainda mais intensos que atualmente, o destaque de compositoras mulheres era menor.

O programa também traz a reflexão sobre o machismo estrutural que permeia a sociedade brasileira. Ele mostra que, na história da literatura, são vários os casos em que a figura feminina é colocada em um lugar de submissão e obediência. Vinícius de Moraes e sua poesia Receita de Mulher, com o famoso trecho as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental, é um dos exemplos dados da objetificação machista que atravanca o caminho da mulher brasileira em busca da igualdade de gênero.

O programa Caminhos da Cultura, com o tema A Mulher ao Longo da História, foi veiculado no dia 22 de fevereiro de 1987 e contou com gravação e montagem de Paulo Frazão, produção e redação de Fátima Mendes e locução de Marta Aurélia.

Últimas postagens

O suingado vocal de Lucinha Menezes conta com parcerias de grandes artistas da música popular brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
A sonoridade de Lucinha Menezes em Artes e Artistas da Terra
Aparecida Silvino tem mais de 30 anos de carreira e parcerias com grandes artistas da música como Belchior e Milton Nascimento (Foto: Reprodução/Internet)
A música de Aparecida Silvino em Artes e Artistas da Terra
Em 2018, Cátia de França vai lançar um novo álbum, intitulado Hóspede da Natureza. Na foto, a artista se apresenta ao lado de Juliano Holanda, em 2017, em Olinda (PE) (Foto: Heder Novaes)
Ebulição sonora de Cátia de França no programa Entrevista
Participantes da 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Leo Pinheiro/Fotos Públicas)
Rádio Debate discute a homofobia e o racismo no Brasil
O jornalista Tárik de Souza é um dos grandes nomes da crítica musical brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
Música e poesia no Café com Letra
Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

*