20/12/18

A menina dos brincos de ouro no Era Uma Vez

A lenda de exemplo foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão, quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932) (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 30 de outubro de 1981, o programa Era Uma Vez apresentava mais uma edição com "o esplendor das lendas, mitos e crendices populares do Brasil". Especificamente neste dia, a edição apresentava as lendas de exemplo, que são aquelas que trazem sempre uma mensagem, um exemplo de vida tirado da própria sabedoria popular.

A lenda escolhida foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão. Quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932).

O Era Uma Vez ainda apresenta a lenda dos quatro ladrões e uma breve explicação sobre crendices no período da gravidez. A edição expõe a história de Pedro Malazarte, sendo esse um dos principais personagens nas histórias da cultura portuguesa e brasileira. O programa teve a produção de João Augusto e a operação de áudio de Antônio Carlos Lima.

Abaixo você confere a edição do programa:

Carlos Drumond de Andrade é considerado um dos poetas mais influentes do século XX e um dos nomes mais conhecidos da segunda fase do Modernismo Brasileiro (Foto: Reprodução/Internet)
Programa Café com Letra e os 70 anos de Drummond de Andrade
A menina dos brincos de ouro no Era Uma Vez
Soldados das Forças Expedicionárias brasileira depois da Batalha de Monte Castelo (Foto: Exército Brasileiro)
Oficina de Emoções entrevistou ex-combatente da FEB
Francis Valle dirigiu Dom Fragoso e Trem da Alegria, além de ter lançado o EP Liberado ao lado de Alano Freitas (Foto: Tatiana Fortes)
Programa Perfil Musical teve a participação de Francis Vale
A jornalista Raquel Chaves, que participou da produção do programa Ação Contra a Aids, quando ainda era estudante (Foto: Arquivo Pessoal)
Universitária FM transmitiu série sobre Aids
Tags:, ,