20/12/18

A menina dos brincos de ouro no Era Uma Vez

A lenda de exemplo foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão, quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932) (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 30 de outubro de 1981, o programa Era Uma Vez apresentava mais uma edição com "o esplendor das lendas, mitos e crendices populares do Brasil". Especificamente neste dia, a edição apresentava as lendas de exemplo, que são aquelas que trazem sempre uma mensagem, um exemplo de vida tirado da própria sabedoria popular.

A lenda escolhida foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão. Quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932).

O Era Uma Vez ainda apresenta a lenda dos quatro ladrões e uma breve explicação sobre crendices no período da gravidez. A edição expõe a história de Pedro Malazarte, sendo esse um dos principais personagens nas histórias da cultura portuguesa e brasileira. O programa teve a produção de João Augusto e a operação de áudio de Antônio Carlos Lima.

Abaixo você confere a edição do programa:

Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)
Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013
A radionovela foi resultado de uma parceria entre a Universitária FM, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto (Foto: Divulgação)
A mão que balança o bolso foi destaque em 2016
A série de programas UFC Sustentável foi ao ar durante os intervalos da programação da Universitária, em 2015 (Foto: Reprodução/Internet)
Uso eficiente da energia no programa UFC Sustentável
Raimundo Viana canta o cordel "O homem da vaca e o poder da fortuna" (Foto: Reprodução/Internet)
Cordel por Raimundo Viana no Reouvindo o Nordeste
Nos dias 18 e 19 de maio de 2019, o Grupo Paideia oferta a disciplina Mitos Homéricos: Odisseia, parte da Especialização em Mitologia Greco-romana, realizada em parceria com o Instituto Dédalus (Foto: Reprodução/Internet)
Mitologia clássica e contemporânea no Rádio Debate
Tags:, ,