11/11/16

30 anos da Rádio Universitária FM (2011)

Encontro sobre os 30 anos de fundação da Rádio Universitária FM (1981-2011), no programa Rádio Debate. Da direita para esquerda: Agostinho Gósson, Marcondes Rosa,
Rodger Rogério, Clóvis Catunda e Nonato Lima. (Foto: Raquel Chaves/RUFM)

Nesta semana, a seção Memória do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz relembra o programa Rádio Debate especial sobre o aniversário de 30 anos da emissora, celebrados em 2011. Nessa oportunidade, foram convidados os fundadores e gestores dos primeiros anos de funcionamento da rádio para discutirem sobre o contexto histórico, social e político dos anos 1980 e o papel da Universitária FM como rádio pública e educativa.

O programa foi mediado pelo saudoso Agostinho Gósson (1953-2015), jornalista, professor do curso de Comunicação Social da UFC e ex-diretor da Rádio Universitária, e contou com a participação de Marcondes Rosa, professor aposentado e ex-Pró-Reitor de Extensão da UFC; Rodger Rogério, músico, compositor e ex-diretor da rádio; Clóvis Catunda, um dos primeiros diretores executivos da emissora e vice-presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC); e Nonato Lima, professor do curso de Comunicação Social da UFC, e atual diretor da Universitária FM.

Durante o programa, os convidados relembram os anos iniciais da Universitária FM, fundada em 15 de outubro de 1981, e o período da redemocratização e abertura política, ao final de duas décadas de ditadura civil-militar. O então Reitor da Universidade Federal do Ceará, Paulo Elpídio de Menezes Neto, era favorável à criação de um novo canal educativo, um meio de comunicação que levasse a produção cultural e científica da UFC para a comunidade. Uma curiosidade é que, de 1981 até o início dos anos 1990, os estúdios, a discoteca e a parte administrativa da emissora eram localizados no interior do prédio da Reitoria da UFC, no Campus Benfica.

Ao longo dessas três décadas de atuação, a Rádio Universitária FM 107,9 se tornou referência para o rádio cearense, por conta da programação diversificada e do compromisso com o interesse público. Com o slogan A sintonia da terra, a emissora sempre divulgou a produção de artistas da música brasileira e cearense, e inovou por propôr um jornalismo ético, equilibrado e plural em frequência modulada.

O programa Rádio Debate - especial 30 anos da Rádio Universitária FM de 14 de outubro de 2011 teve apresentação de Agostinho Gósson, produção de Raquel Chaves, e operação de áudio de Assis Lima.

Confira o programa completo, dividido em dois blocos:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro