14/05/15

VII Mostra Outros Cinemas exibe Os Pobres Diabos

Os Pobres Diabos, drama dirigido por Rosemberg Cariry, será exibido em sessão especial esta tarde (14) às 14h, para alunos das escolas públicas do Ceará e, também, aberto ao público na CAIXA Cultural de Fortaleza.

Os Pobres Diabos, drama que tem no elenco Chico Diaz, Sílvia Buarque e Gero Camilo, ganhou o Prêmio TV Brasil de Exibição no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2013. O longa metragem é inédito e mostra a jornada de artistas e trabalhadores de um pequeno circo que luta para sobreviver. A trama recorre a memórias do sertão cearense, onde os circos intinerários, apesar de viverem com poucos recursos, eram comuns e cheios de magias. Este é o 12º longa-metragem de Cariry e marca o seu retorno à ficção após realizar os documentários Patativa do Assaré, Ave Poesia (2007) e Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito (2012), entre outros. O cineasta estará presente na sessão, disponível para entrevistas.

Programação de hoje

14h - 17h
Os Pobres Diabos (CE )- 2013 - 98’ - FICÇÃO - 12 anos - Direção: Rosemberg Cariry
O “Gran Circo Teatro Americano” perambula por pequenas cidades dos sertões, até chegar à cidade de Aracati, onde monta uma peça teatral. No cotidiano do circo, acontecem aventuras, nas quais os personagens agem ao modo picaresco dos anti-heróis da literatura de cordel e do romanceiro popular. As dificuldades se acumulam, mas a arte ajuda a superar desventuras e tragédias. O espetáculo não pode parar.
* Haverá debate após a sessão.

19h - 22h
Ilha (PB) - 2014 - 15’05’’ - FICÇÃO - 12 anos - Direção: Ismael Moura
Em meio ao isolamento, duas vidas presas em suas próprias correntes, fazendo do seu mundo sua ilha interior.

Marina não vai à praia (MG) - 2014 - 16’ - FICÇÃO - Livre - Direção: Cássio Pereira dos Santos
As férias escolares chegam e, assim como milhares de mineiros, Marina quer ir à praia.

Serenkato - o canto da floresta (RR) - 2014 - 15’ - DOCUMENTÁRIO - Livre - Direção: Jonathas Bernard
Na comunidade de Campo Alegre, Roraima, o filme Serenkato revela a paixão da etnia macuxi pela música indígena que há tempos é inspirada nos seus mitos e na natureza para criar uma arte que encontra na voz das crianças e jovens a sua mais sublime expressão.

Caixa dágua - Qui-lombo é esse? (SE) - 2013 - 15’ - DOCUMENTÁRIO - Livre - Direção: Everlane Moraes
Por meio de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, o documentário relata a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe.
Brasil (PR) - 2014 - 14’ - FICÇÃO - 14 anos - Direção: Aly Muritiba
Esta é uma noite excitante na vida de Nelson e Lucas: ambos se preparam para marchar até a sede do governo. Nelson é policial do batalhão de choque da polícia militar. Lucas, seu irmão, prepara cartazes e coquetel molotov a fim de inflamar as multidões.

Vailamideus (CE) - 2014 - 8’ - DOCUMENTÁRIO - Livre - Direção: Ticiana Augusto Lima
Festa em família.

História Natural (PE) - 2014 - 12’ - FICÇÃO - Livre - Direção: Júlio Cavani
Um homem encontra um misterioso objeto orgânico no topo da árvore mais alta de uma floresta.
* Haverá debate após a sessão.

Consulte a programação completa no site da Mostra.

VII Mostra Outros Cinemas
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE
Data: até o dia 17 de maio de 2015