04/06/18

UFC realiza I Mostra de Contos Fantásticos

O colombiano Gabriel García Márquez é um dos principais autores do gênero realismo fantástico na América Latina (Foto: Reprodução/Internet)

"Saio correndo, meio atordoado vou passando pelos corredores, acabo esbarrando em alguém. Quero entender o que está acontecendo. Como assim Fred não está aqui?"

"Seus olhos de adaga me espreitaram a noite inteira. Eu sabia disso. Os lábios secos e rachados sorriam de forma irônica, como sempre. Bom dia, ele disse, dormiu bem? Espero que não."

Os trechos interpretados por Heloísa Vasconcelos e Daniel Bonne fazem parte da I Mostra de Contos Fantásticos da UFC. Ao todo, são 18 contos que vão ser apresentados nos dias 5 e 12 de junho, na Biblioteca Central do Campus do Pici.

Esses contos foram criados a partir da disciplina de Literatura, Cultura e Arte, ofertada pelo curso de Publicidade e Propaganda da UFC e ministrada pelo professor Cavalcante Júnior. O conto fantástico é um gênero literário que obrigatoriamente parte de um fato real, que pode ter sido vivido ou observado, e assim é misturado com a fantasia.

O professor Cavalcante Júnior explica que a disciplina funciona como uma oficina de escrita em que os alunos leram clássicos da literatura fantástica, como os autores Gabriel García Márquez e Érico Veríssimo.

Ele comenta ainda que os alunos participantes tiveram a oportunidade de lerem e escreverem seus próprios contos e foram co-autores nas produções dos colegas. O professor Cavalcante Júnior dá mais detalhes sobre a experiência:

“O objetivo é provocar inquietudes, perplexidades na formação dos nossos estudantes, no que concerne na compreensão da realidade, a compreensão sobre o mundo em que nós acreditamos viver e a constatação de que o nós chamamos de real e realidade é uma construção fictícia."

A escolha de ler os contos em uma mostra foi do professor, com o objetivo de trazer o aspecto dramatúrgico ao texto. Isso foi uma grande surpresa para os alunos. É o que diz o estudante de Publicidade e Propaganda da UFC, Daniel Bonne, que até fazer a disciplina, conhecia pouco do gênero fantástico.

“Não só eu, mas toda a sala teve um espanto. A gente pensou que o conto seria impresso e seria lido pela sala, entre nós. Quando ele falou que ia ser uma mostra na biblioteca, nos assustou, mas aí a gente aceitou."

A aluna de Jornalismo da UFC, Heloísa Vasconcelos, escolheu fazer um conto sobre a morte de um animal de estimação que teve na infância. Ela explica que não foi fácil passar esse sentimento para o papel:

“Foi um processo até um pouco doloroso, de ficar lembrando essa experiência e difícil de desvincular do real, porque tinha que ter essa quebra de parar de ser real e virar ficcional. Quando você tá falando de algo da sua própria vida é um pouco difícil a sua transição.”

A I Mostra de Contos Fantásticos da UFC vai acontecer nos dias 5 e 12 de junho, de 14h às 17h, na Biblioteca Central do Campus do Pici, com entrada gratuita.

Reportagem de Mariane Silva com orientação de Carolina Areal

Tags:, , ,