30/04/18

Radio Universitária FM estreia radiodrama Iracema

Iracema é o terceiro produto da parceria entre a Rádio Universitária FM e o IFCE. Em 2016, a emissora levou ao ar a radionovela A Mão que Balança o Bolso e, em 2017, O Demônio Familiar (Foto:Desing/UFC Informa)

Iracema, um dos maiores clássicos da literatura nacional de autoria do cearense José de Alencar, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM em formato de radiodrama. Com capítulo único, a trama vai ao ar às 7h30, 11h30 e 18h30 no dia 1º de maio, oficializado como Dia de Iracema em Fortaleza.

Fruto da parceria entre a Universitária FM e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), numa articulação da Casa de Artes e Coordenadoria de Comunicação Social do campus de Fortaleza do Instituto, o radiodrama tem no elenco: Ana de Brecht como Iracema; Gedson Oliveira como Martin e Caubi; W. Renoir Melo como Araquém e Irapuã; e Patrício Ramonn como Poti. A produção é de Taciana Morais. O jornalista e coordenador de programação da Universitária FM, Caio Mota, é responsável pela narração, edição e direção. A adaptação do clássico é de Leda Freitas, Manuella Nobre e Jailson Neves.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Social da unidade do IFCE em Fortaleza, Manuella Nobre, a produção de radiodramas e radionovelas consolida a parceria com a Rádio Universitária e abre novos espaços para as produções dos alunos. "A criatividade e a qualidade técnica de nossos discentes ficam comprovadas também nesse gênero. Aliás, esse projeto só existe pela adesão e dedicação desse grupo das Artes", destaca ela.

"Ter novelas e dramas de volta à nossa programação, como estamos fazendo nos últimos anos, é de extrema importância para a valorização do rádio brasileiro", afirma Caio Mota. Além disso, ele destaca o espaço de formação da Universitária FM ao trazer estudantes de Teatro para os estúdios, retomando gêneros consagrados no passado.

Iracema é o terceiro produto da parceria entre a Rádio Universitária FM e o IFCE. Em 2016, a emissora levou ao ar a radionovela A Mão que Balança o Bolso e, em 2017, O Demônio Familiar – todos textos da literatura cearense. Todas as três produções radiofônicas contaram com a participação de alunos voluntários da Licenciatura em Teatro do Instituto.

Radiodrama Iracema
Veiculação dia 1º de maio, às 7h30, 11h30 e 18h30